O engasgo ocorre quando um alimento ou qualquer objeto engolido, segue o caminho da via respiratória em vez do tubo digestivo. Isso é comum devido à dificuldade de bebês e crianças pequenas engolirem ou controlarem a mastigação. Também pelo hábito de levar tudo à boca.
Quando o produto aspirado chega aos pulmões, causa um quadro grave, que pode levar à asfixia e à morte. O problema é mais frequente na faixa etária entre 1 a 3 anos, com mais de 50% das aspirações ocorrendo em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos sete anos.
Entre os sinais de problema estão acesso de tosse, seguido de engasgo, chiado súbito no peito, falta de ar repentina, rouquidão e lábios e unhas arroxeados. Se a aspiração de alimento ou do corpo estranho é parcial, a criança pode tossir e esboçar sons.
Quando se trata de uma aspiração total, o bebê não emite ruídos, mas apresenta um quadro de asfixia ou falta de ar considerável e lábios arroxeados.
Cuidados e o que fazer com engasgo . O Engasgo ou sufocamento pode ter consequências graves, existem maneiras de prevenir o susto e salvar a vida das crianças.
Prevenir engasgo em Crianças
Durante o aleitamento, a criança deve ficar inclinada, de forma que a cabeça e o tronco estejam elevados. Nunca amamente ou dê mamadeira com o bebê deitado.
Após o aleitamento, seu filho deve ficar na posição vertical durante cerca de 20 minutos. Para evitar engasgos durante a noite, deite o pequeno de lado, com apoio nas costas. Tenha muito cuidado ao oferecer para crianças até 4 anos alimentos como amendoim, milho, feijão, uva, pipoca, bala e chiclete, pois eles aumentam o risco de engasgamento.
Um simples engasgo pode virar um grande susto se a criança parar de respirar. Mesmo em desespero, muitas mães ou pessoas que estão cuidando do bebê, agem certo e recorrem aos bombeiros, que passam orientações de salvamento por telefone até a chegada da ambulância. Para saber como evitar um quadro grave, siga essas instruções:
-Faça com que seu filho só se alimente sentado à mesa e não enquanto corre, brinca ou esteja deitado na frente da tevê.
-Mantenha a criança longe de pequenos objetos como moedas, bolinhas de gude, brinquedos com peças pequenas, botões e tampas de canetas, além de sacolas plásticas e balões de borracha.
O que fazer na hora do engasgo
Existem manobras que podem ser realizadas em caso de engasgo, mas se o objeto não sair e a pessoa ou criança tiver com dificuldades de respirar, ligue imediatamente para emergência.
Menores de 1 ano de idade
1- Faça 5 compressões com a mão nas costas e, logo em seguida, 5 compressões na frente, até que o material aspirado seja expelido ou a criança reaja e responda ao estímulo.
2- Segure a criança de barriga para baixo apoiada no braço do adulto.
Realize uma manobra que consiste em abraçar a criança por trás e fazer compressões abaixo da costela no sentido para cima, com o objetivo de deslocar o corpo estranho localizado na via aérea para a boca, caso não consiga, procure ajuda imediatamente.