A vasectomia é um método contraceptivo para homens. É uma cirurgia muito simples, mas que geralmente gera ansiedade e dúvidas na área masculina. A vasectomia é considerada uma cirurgia de contra concepção definitiva, mas com o avanço da medicina a técnica dependendo do caso poderá ser revertida, o nome dado ao procedimento de reversão da vasectomia é vasovasostomia.
Vasectomia pelo SUS
Desde junho de 2007, a vasectomia entrou na Política Nacional de Planejamento Familiar, podendo ser realizada pelo SUS de maneira programada. Para que isso ocorra o homem fértil tem que ter mais de 25 anos de idade e possuir uma família constituida com dois ou mais filhos e estar de comum acordo com sua companheira.
Os casais nos dias de hoje tem optado para que o homem (companheiro) faça a vasectomia por ela ser bem mais simples que um ligamento de trompas na mulher. A vasectomia é realizada com anestesia local. É feito dois cortes bem pequenos no escroto e não na região do pênis, como muitos pensam. Após o ligamento dos canais deferentes no homem, é fechado com pontos.
Pós vasectomia
Não causa impotência sexual. O homem continuará a ter sua libido, ejaculando normalmente, apenas não haverá mais espermatozóide no líquido seminal, como também a quantidade de liquido ejaculado não sofrerá alteração.
As relações sexuais pós-vasectomia, não ocorre dor peniana, prevalece o prazer habitual. O tamanho do orgão também não diminui já que a vasectomia não tem nada a ver com ele diretamente.