Candidíase na gravidez: exames e tratamentos

A gravida fica mais propensa a ter candidíase devido a região vaginal ficar com mais glicogênio, uma substância que facilita o crescimento desse fungo.

12/09/2008 10h25m. Atualizado em 14/11/2014 16h15m por:

 

candidíase na gravidez

Candidíase transmitida pelo fungo Cândida ou Monília, é uma micose que provoca coceira, com corrimento espesso (tipo nata de leite) e atinge muitas mulheres,em especial mulheres grávidas.

Candidíase na gravidez

Na mulher gravida a candidíase é mais frequente porque no período da gestação, a região vaginal fica com mais glicogênio, uma substância que facilita o crescimento desse fungo.

Caso a candidíase surja nos primeiro trimestre da gravidez e o médico não queira prescrever nenhum medicamento, você poderá colocar compressas frias no local feitas com chá camomila, tomar Iogurtes naturais ou Yakult, ou mesmo passar iogurte natural na área afetada.

Obs: a candidíase não passa para seu bebê.

Causas da Candidíase

A Candidíase esta associada a queda de resistência do organismo ou mesmo quando a resistência vaginal esta baixa, outros fatores que a predispõe são:
– gravidez;
– antibióticos;
– diabetes;
– outras infecções (como a AIDS);
– deficiência imunológica;
– medicamentos como anticoncepcionais e corticoides.
A calça apertada, geralmente jeans, pode ser a causa de candidíase e alergia devido a área genital ficar sem ventilação e úmida, essa é uma das causas, fora outras como: sistema imunológico, alimentação errada, roupa íntima que deixa a região úmida, o ideal é calcinhas de algodão.

Exame para Cândidíase
Papanicolau, exames de laboratório e o próprio exame clínico.

Tratamento da Candidíase
Primeiramente tem que se pensar em tratar a causa da candidíase, senão ela volta. O medicamento usado para Candidíase são antimicóticos.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *