Cuidados e tratamentos para enxaqueca na gravidez. Uma pesquisa realizada pela neurologista e membro da sociedade brasileira de Cefaléia dra. Eliana Meire Melhado, da Unicamp observou que 63% das gestantes apresentam melhora ou desaparece a dor de cabeça , após o terceiro mês de gravidez pelo aumento dos níveis de estrogênio presentes no organismo.
Enxaqueca na gravidez e medicamento
Mas a preocupação da enxaqueca durante a gravidez é o uso de medicamentos para amenizá-la, como analgésicos e substância que podem prejudicar a mãe e o feto, e que muitas vezes é usada sem orientação médica, por conta própria.
Quando a gestante no período da gestação apresentar dores intensa, chegando a ter náuseas, vomito , é necessário investigar e tratar, pois os benefícios do tratamento supera o sofrimento que a dor e o uso excessivo de remédios podem causar tanto a mãe quanto ao bebê.
O que é indicado é a realização de técnicas que não usam medicamentos, como fisioterapia ou hidroterapia, que ajudam a afastar fatores que podem estressá-las nesse período de mudanças, evitar ter acesso a cheiros que desencadeiam dor de cabeça, evitar ficar sem comer, evitar alimentos que sejam a causa e procurar sempre dormir bem.
Caso haja necessidade de medicamento, só o medico pode prescrever após investigação da enxaqueca