A acne no bebê é por conta dos hormônios andrógenos que passa da mãe ao bebê por meio da amamentação, principalmente no primeiro mês de vida da criança.
Aparecem na pele do bebê, como forma de cravos brancos, bolinhas fechadas de gordura. A acne neonatal, aparece principalmente nos meninos, podendo ocorrer também com as meninas, porém é menos frequente.
Normalmente a acne neonatal desaparece gradativamente em dois ou três meses e não necessita qualquer tipo de tratamento. Mas caso, elas persistam ou se agravem é necessário procurar orientação médica.
Tratamento acne no bebê (acne neonatal)
Existe a acne infantil, que pode aparecer após os seis meses de idade. Nesse caso, pode ser os hormônios da própria criança ou algum cosmético que ela esta tendo reação. Caso elas permaneçam por longo tempo, há a necessidade de fazer uma investigação hormonal (exames).
O tratamento acne infantil, poderá ser oral ou tópico, conforme a gravidade do caso.Tanto a acne neonatal ou infantil costumam incomodar mas as mães que a própria criança, pois elas não coçam e não dói.
O importante é que a mãe ou a pessoa que cuida da criança não esprema ou aperte o rosto do bebê. Se ela for “cutucada” pode ocorrer inflamação e aí sim deixar marcas.
Pomadas e óleos não são recomendados, apenas lave o rostinho do nenê com água e sabonete neutro.