Para engravidar é necessário estar atento ao período fertil, momento que ocorre a ovulação (cerca de 14 dias antes da menstruação), pois é nesses dias que sua chance de ficar grávida aumenta. O casal tem que estar relaxado, sem ansiedade, aproveitando a vida sexual sem cobranças e expectativas.
Como saber o período de ovulação
Existem maneiras de calcular o dia em que pode estar ovulando, veja abaixo:
Temperatura basal:
Esse método consiste em medir a temperatura corporal todos os dias pela manhã. Quando ocorre a ovulação, existe ação da progesterona, e com ela a temperatura sobe cerca de 1 grau. Mas existe a possibilidade dela subir antes e mater-se elevada após a ovulação.
Por isso é necessário que você fique vários meses medindo esse período para se certificar do período provável. Assim poderá ter relações alguns dias antes e alguns dias depois.
Cólica:
Esteja atenta as cólicas leves e pressão abdominal, pois algumas mulheres tendem a tê-las durante o ciclo ovulatório, podendo permanecer por alguns minutos ou horas.
Tabelinha:
Tabelinha esse método é para mulheres que tem seu ciclo menstrual regular. Nele você deve considerar seu primeiro dia de menstruação como o dia número 1 e a partir dai conta até o primeiro dia da menstruação que irá ocorrer no mês seguinte. Tira 18 dias do número total e por uma semana, tenha relações em dias alternados.
Muco cervical:
Consiste em verificar a cor e textura do muco que sai da vagina, pois no período próximo a ovulação ele fica transparente e em maior quantidade, lembrando clara de ovo. A possibilidade de engravidar nessa fase aumenta, pois os espermatozóides conseguem sobreviver mais nesse ambiente.
Teste de ovulação:
Existem em farmácia, um teste parecido com o de gravidez, mas com o nome de teste de ovulação. Funciona da seguinte maneira, após o seu período menstrual, a mulher deve colher a urina e com três gotas introduzir no estojo e esperar alguns minutos, o resultado vai indicar se esta ovulando.