Quando fazer, o que é, e para que serve um aconselhamento genético

O aconselhamento genético consiste em realizar exames que possam detectar doenças genéticas. Ele pode ser retrospectivo, quando existe um indivíduo portador da doença na família ou prospectivo, quando não existe nenhum indivíduo com a doença.

06/05/2014 09h18m. Atualizado em 14/08/2014 12h45m por:

 

aconselhamento genéticoTer filhos é um dos sonhos que grande parte dos casais tem dentro de si, principalmente quando ambos possuem uma família grande, e que teve uma criação rodeada de crianças. Este sonho é sempre bem vindo, e requer todo um planejamento familiar, para que cada filho venha ao mundo com muita saúde, e possa ser educado e criado em um ambiente rico em informações, carinho e amor.

Porém, existem alguns casos em que o casal, ou mesmo algum membro de suas famílias possui algumas doenças genéticas hereditárias, e que podem acabar aparecendo ao longo da vida em seu bebê ou mesmo nascer com ela.

O que é o aconselhamento genético?

E como nestes casos a probabilidade de uma doença genética ou hereditária possa ser herdada pelo seu bebê é recomendado que o casal procure por um aconselhamento genético antes da gravidez.

O aconselhamento genético é um estudo feito por um médico geneticista e sua equipe que vai realizar exames e pesquisas relacionadas com doenças hereditárias existentes na família, e com isso avaliar seu risco de ser transmitida para criança durante a gravidez.

Este aconselhamento genético também tem como objetivo orientar o casal sobre a evolução de determinadas doenças e quais seus tratamentos disponíveis, que incluem diversos fatores.

Aqui podemos citar como exemplo a pressão alta, que pode acontecer em vários membros da família, mas que possui atualmente diversas formas de tratamento e prevenção, sendo assim uma doença que pode ser bem controlada ao longo da vida da criança, caso ela venha sofrer desta enfermidade.

aconselhamento genético 1

Quando procurar pelo aconselhamento genético

A preocupação com o nascimento de um bebê é sempre importante, e por isso todo período de gestação deve ser seguido com exames e acompanhamento pré natal.

Mas naquelas ocasiões em que o marido, a esposa ou a família de ambos possui alguma doença genética hereditária é importante que o casal procure uma clínica especializada em aconselhamento genético, para que todo um acompanhamento desta futura gravidez seja realizado, e assim a gestação e o nascimento do bebê possam ocorrer de forma muito mais saudável.

É importante lembrar que este aconselhamento genético deve ser feito por profissionais altamente capacitados, já que é um importante passo na vida do casal. E os princípios éticos, religiosos e familiares do casal devem sempre serem respeitados.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *