Por que os filhos estão mandando nos pais

A 'pedocracia', ou seja, a ditadura das crianças, está mais presente do que nunca. Como agir nessa situação?

20/02/2014 23h12m. Atualizado em 20/02/2014 23h12m por:

 

filhos sem educaçãoEducar as crianças e prepará-las para terem um bom futuro é uma missão concedida a pais e mães de várias idades, e que com isso tem suas vidas modificadas de uma forma muito espetacular, pois acabam transmitindo a elas um pouco de todo conhecimento que foram aprendendo durante sua vida.

Educação de pai para filho

E esta educação vai sendo transmitida aos filhos em diversas fases de sua vida, que vão desde o nascimento da criança, seus primeiros passos pela casa, suas primeiras frases, e tantas mais, até que chegam a fase adulta (e muito além, pois o ensinamento dos pais sempre deve ser presente na vida dos filhos).

Filhos mandando nos pais

Porém, nos últimos anos, algumas crianças vem demonstrando um comportamento muito difícil de lidar, que é o de mandarem ou darem ordens em seus pais, de forma como se eles fossem seus comandados, e com isso precisassem receber suas ordens.

Este comportamento talvez esteja relacionado com uma nova geração que acaba assimilando muitos exemplos de meios de comunicação diversos, e que agora lhes oferecem muito mais facilidades pelo mundo afora. E estas facilidades acabam fazendo com que elas não saibam diferenciar o que é certo ou errado durante sua fase de aprendizado.

filhos mandam nos pais

Filhos que gritam com seus pais

Com isso muitas crianças estão se acostumando a terem tudo que pedem aos pais, o que é muito ruim, pois ao primeiro não que lhes é dado, acabam por se tornarem revoltadas e birrentas, deixando assim seus pais sem saberem o que fazer para ter seu carinho e atenção novamente.

Outro ponto ruim neste comportamento é que as crianças acabam se tornando adultos cheios de problemas emocionais, pois não sabem encarar as diversas negativas que a vida pode lhes oferecer, e que fazem parte de todo um aprendizado, que ensina pouco a pouco a conquistar sonhos e nossas metas de uma forma responsável e cheia de empenhos de sua parte.

Pais presentes na vida dos filhos

Diante de tal situação, é importante que os pais notem que é necessário estar presentes na vida de seus filhos, sem deixar que a educação das crianças seja uma tarefa de terceiros ou mesmo de uma escola, que tem a missão de educar os filhos sobre coisas que vão além do que os pais podem lhes ensinar, mas nunca acima da educação que deve sempre vir em primeiro lugar de casa.

ensinar os filhos

Ser presença constante na vida dos filhos, colocando limites

Pais devem ensinar aos filhos o que é certo e errado

Os pais tem esta missão de ensinar aos seus filhos sobre o que é certo ou errado em cada ocasião, através do diálogo e da honestidade, já que as crianças ainda não tem a capacidade da distinção de certo e errado em suas vidas, e acabam fazendo as coisas por impulso ou porque viram outras pessoas fazendo.

familia

Valores, disciplina, amor, respeito, educação devem ser a base familiar

Pais devem passar valores aos filhos

É importante também que os pais ensinem seus filhos sobre o valor das coisas, e que nem sempre os filhos poderão ter tudo que querem, pois isso irá prepará-los para, no futuro, saberem diferenciar o que é realmente importante na vida e o que é apenas supérfluo.

Eles também devem lembrar de que, acima de tudo, o não também faz parte da vida de seus filhos, e mesmo que em alguns momentos seja doloroso dizer não para eles, é e será sempre necessário.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *