Anemia na infância: Causas e Tratamentos

Deve fazer parte da dieta das crianças o consumo de carnes e vegetais, ricos em vitamina C, para evitar anemia.

18/02/2014 12h00m. Atualizado em 19/11/2014 22h09m por:

 

anemia em criança 2Anemia o que é: É a causa mais comum da redução dos glóbulos vermelhos do sangue é a deficiência de ferro. A ausência desse importante mineral, além de atrapalhar o transporte de oxigênio presente no sangue, prejudica o organismo longo prazo.

Sintomas da anemia

Mais comum do que se imagina, a anemia está presente em todos os continentes e países. A Associação Americana de Pediatria sugere a dosagem de hemoglobina no sangue em crianças entre 9 e 12 meses de idade, independente dos sintomas. Sendo que os primeiros sinais de anemia são: palidez, fraqueza, descamação da pele, ritmo cardíaco acelerado e até falta de ar ao desempenhar esforço físico. A gravidade da doença leva ao retardamento do desenvolvimento da criança.

anemia em criança 5

Criança com anemia se sente indisposta

O que fazer

Apenas um exame de sangue poderá medir a taxa de hemoglobina que, nas crianças entre 6 meses e 6 anos, deve ser maior que 11g/dl, seguindo as orientações da OMS. Se for uma anemia leve, a alimentação adequada pode fazer com que os níveis voltem à normalidade. Já nos casos mais graves, é obrigatório o uso de medicamento (a base de ferro), além de alimentos enriquecidos com esse mineral.

anemia em criança 4

Prevenir a anemia com uma variada e boa alimentação

Dicas

Foque na prevenção e ofereça sempre a seu bebê e criança uma dieta que contenha alimentos ricos em ferro, como carne bovina, frango, peixe, feijão, soja, lentilha e verduras verde-escuras (brócolis, espinafre). Além disso, não deixe de lado a vitamina C, que ajuda bastante na absorção do ferro. Lembrando que a absorção de ferro pelos vegetais exige a ingestão concomitante da vitamina.

anemia em criança 1

Alimentos como carnes e vegetais verdes contêm ferro.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *