Hipertrofia de adenoide, trata-se de um tecido parecido com a amídala que teve seu volume aumentado. Ao crescer demasiadamente, obstrui a passagem de ar. Algumas crianças desenvolvem adenoide hipertrofiada em função de infecções respiratórias recorrentes e à exposição contínua de agressores, como poluição e fumaça.
Sintomas da adenóide em crianças
Dificuldade para respirar pelo nariz.Assim, a criança acaba utilizando apenas a boca como via de entrada para o ar. Em geral, enfrenta problemas para dormir, ronca e sofre momentos de apnéia, quando a respiração fica interrompida por alguns segundos.
O que fazer
Uma análise clínica que pode ser complementada com radiografia, que irá ajudar a decidir a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Conhecida por adenoidectomia, a remoção da adenoide é uma pratica recomendada quando a criança sofre de um severo bloqueio para respirar, além de apresentar dores repetidas de ouvido.
Leve seu filho ao médico para uma analise criteriosa e um acompanhamento, pois em muitos casos a adenoide pode regredir naturalmente, apenas com medicamentos adequados.