Insônia na gravidez: O que fazer?

No inicio da gravidez, durante a noite, pode surgir a insônia, que deve ser compreendida como uma ansiedade frente à gravidez e mais para o final a insônia pode surgir devido a posição para acomodar a barriga que cresceu bastante.

03/03/2010 23h44m. Atualizado em 02/04/2014 11h44m por:

 

insônia na gravidez

Nos primeiros três meses de gestação é normal sentir um sono avassalador ao longo do dia em períodos diferentes. A explicação esta na alterações hormonais que o organismo da mulher grávida enfrenta. Essa sonolência deverá passar após os três meses de gestação.

Quando a barriga cresce

O quarto mês geralmente é o mais confortável, os desconfortos iniciais desaparecem e as dificuldades da reta final ainda não surgiram. Então o bem estar é geral e tudo ainda esta favorável para um sono tranquilo. Mas a partir do quinto mês, quando a barriga cresce, acaba vindo junto o desconforto pela posição ao deitar, ai o sono acaba ficando fragmentado, e muitas vezes se instala a insônia.

A mamãe já sente o bebê se movimentar dentro dela diversas vezes, principalmente quando se encontra em repouso. Câimbras também são comuns nesta fase. Apesar de todos os contratempos que possa surgir aproveite e durma bastante nesse período.

Insônia na gravidez, procure ajuda

Mas, caso apareça uma insônia na gravidez, procure ajuda médica, nessa fase não é aconselhável remédio para dormir, mas só o medico  poderá avaliar e sugerir a melhor solução. Se o problema for a posição do barrigão, um travesseiro apoiando no meio das pernas ajuda muito. Outra sugestão é não beber muita água antes de ir para cama.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *