Um problema não tão raro, que acomete uma boa parcela dos recém-nascidos, é a conhecida “Língua Presa”, que nada mais é do que uma anomalia no freio da língua, ou cientificamente conhecida como Frênulo Lingual. Essa deficiência é resultante de um encurtamento acentuado dessa região, deixando-a extremamente próxima ou rente ao assoalho da boca. Isso pode acarretar diversos problemas ao recém-nascido, incluindo desnutrição, problemas de dicção ou mesmo respiratórios.
Sintomas de língua presa
Um dos sintomas desse desvio é percebido quando o bebê morde constantemente o bico dos seios durante a amamentação, pois tem dificuldades em soltar a língua para fora da boca ou ainda, essa possui formato irregular redondo ou com bifurcado. Por isso é recomendável que os pais fiquem alertas quanto à dificuldade de amamentação, levando o caso para o conhecimento do pediatra imediatamente.
Outros sintomas podem incluir:
– Irritabilidade e inquietação, mesmo após a amamentação.
– Dificuldade, facilmente perceptível, em desenvolver e manter a sucção, podendo fatigar o bebê já no primeiro minuto da amamentação, impedindo-o de se alimentar convenientemente.
– Perda de massa corporal ou aumento inferior ao esperado.
O que fazer quando a criança apresenta língua presa
Para isso existe um teste específico, não obrigatório, poucos dias após o nascimento e realizado por especialistas da área de ortopedia e fonoaudiologia, para a detecção dessa anormalidade, denominado de “Teste da Linguinha”. O recomendado é a análise por mais de um profissional, para confronto de opiniões, pois muitas vezes esse freio pode ser cortado ou removido desnecessariamente, acarretando em diversos desvios na dicção com o decorrer dos anos.
Tempo certo para cirurgia (frenectomia) de língua presa
Caso seja necessária a remoção (frenectomia), não há motivos para preocupação, pois a cirurgia da língua presa é bastante simples e rápida. Feita com anestesia local, na maioria dos casos não há necessidade de pontos cirúrgicos e os resultados são facilmente percebidos, tais como: a tranquilidade para mamar, o rápido aumento de peso corporal e o bem estar da mamãe.O ideal é esperar a criança atingir pelo menos 4 meses e realizar todos os exames necessários.
Dessa forma, recomenda-se, a todas as mães de recém–nascidos, que monitorem frequentemente seus bebês a procura de sinais que possam alertar contra possíveis e eventuais anormalidades, a fim de que sejam resolvidas em tempo hábil e não tragam prejuízos futuros à criança.
minha filha tem 3 meses,ela tem frenotomia lingual e o canal que sai o fluxo menstrual é fechado ,já estou com tudo pronto para a cirurgia mais estou com medo pois a neste zia é geral. mim esclareça os riscos por favor