Estrias na gravidez, se deve as modificações hormonais e ao fator físico, como tambem ao aumento de peso da futura mamãe. A distensão da pele e a predisposição maior ou menor de cada mulher favorecem a formação de estrias. As estrias resultam do rompimento da camada pigmentada da pele, mas podem ser atenuadas se a pele for tratada e lubrificada constantemente.
Como tratar e evitar estrias na gravidez
As estrias avermelhadas são as mais recentes e têm essa cor porque ainda estão inflamadas, se cuidadas podem desaparecer. Quanto as esbranquiçadas, não têm cura, mas podem ser amenizadas.
A gestante deve dispor de pelo menos 10 minutos diários para fazer massagens nas áreas mais propensas, no caso as mais suscetíveis são os: seios, coxas, abdômen e nádegas. Essas massagens poderam ser feitas com óleos sem ácidez (óleo de amêndoas doces ou cremes nutritivos e hidratantes a base de vitamina A e D).
A função dos óleos e cremes é evitar o ressecamento e favorecendo a elasticidade da pele. Outro fator que contribui para estrias é o ganho de peso em excesso, distende a derme que, por sua vez, acaba forçando a epiderme até ela se romper.
O que fazer para evitar estrias
Para evitar as estrias durante a gravidez, a grávida deve moderar nos exercícios físicos e ter cuidado ao tomar sol, procurando usar sempre um protetor solar fator 30, usar hidratante (vitamina E, lanolina, ureia e óleos) diariamente e não exceder na alimentação para não engordar muito.