A personalidade da criança, também é formada com a convivência diária com a família, principalmente com aqueles mais próximos, no caso os pais. Sendo assim, os pediatras listaram 10 situações, para aqueles que lidam com a criança devem evitar, pois podem influenciar e muito em sua personalidade futura.
O que os pais não devem dizer aos filhos
1-Não rotule seu filho com adjetivos agressivos: lerdo, chato, pestinha, burro e outros, mesmo que seja brincando. Isso acaba influenciando e a criança acaba agindo da maneira como é intitulada.
2-A relação de amizade entre filhos e pais deve ser construído com diálogos , então não digam apenas sim, os nãos e porquês devem fazem parte dessa relação.
3-As atividades obrigatórias e os eventos indispensáveis não devem ser questionados. Diga apenas que é hora de fazer.
4-Quando seu filho estiver chorando, procure saber dele o motivo do choro e procure manter a calma, ele aprenderá a lidar com as emoções.
5-Quando a criança tiver que ser medicada com injeção, não diga que não vai doer, estará mentindo, diga apenas que será rápido ou que será apenas uma picadinha, não engane a criança.
6-Palavrões devem ser abolidos do vocabulário, o que for falado será incorporado e repetido pelo seu filho.
7-Num desenvolvimento saudável, não deve haver piadas em relação aos erros da criança, não ria dela, principalmente se for alguma palavra que ela disse errada, pode comprometer e inibir seu modo de comunicar futuramente.
8-Procure não mentir para criança e nem perto dela. Os pais são exemplos para os filhos.
9-Quando a criança acordar com medo a noite, não diga que foi apenas um pesadelo e a mande voltar para cama. A criança não sabe separar o mundo real do imaginário. Quando ela acordar assustada por ter tido um sonho ruim, leve-o para cama e fique com ele até ele pegar no sono novamente.
10-Não façam ameaças que não possam cumprir.