Lugar de criança não é na cozinha, principalmente na hora de preparar os alimentos, devido aos acidentes que podem ocorrer, isso sempre foi falado, mas essa mentalidade vêm sofrendo algumas alterações. Alguns projetos a nível escolar foram desenvolvidos a fim de que as crianças, tenham noções de cuidados com a saúde desde a infância , principalmente no que se refere à alimentação, preparação de alimentos e hábitos saudáveis, sendo assim a criança tem ido pra cozinha.
Crianças aprendendo a cozinhar
Introduzir as crianças na cozinha com segurança , iniciando com a demonstração e preparação de alimentos saudáveis, acaba sendo uma forma de fazer com que as mesmas desenvolvam gosto não só por cozinhar ou fazer lanches, mas também e principalmente pela forma como devem se alimentar. Se as crianças observarem os pais preparando a comida e posteriormente comerem aquilo que prepararam, certamente vão começar a achar interessante a alimentação saudável, e passarão a incluir a mesma em sua rotina e vida futura.
Uma das atividades que muitas escolas estão adotando ou mesmo os pais em casa é levar as crianças para conhecerem uma horta, passear numa feira e mostrar de onde os alimentos, no caso as verduras, frutas e legumes chegam em nossa mesa. Mostrar para criança, como os alimentos se desenvolvem; o que são temperos, o que são verduras, o que são legumes, o que são frutas, é uma forma de familiarizar a mesma com tudo o que é saudável bem como para que serve cada alimento, assim como se efetua a preparação do mesmo.
Ao incluir atividades de cozinha na rotina da criança, faz com que a mesma tenha noção de quais tipos de alimentos são prejudiciais a saúde e quais são benéficos, com isso elas podem desenvolver uma noção do que podem e do que não podem comer, da necessidade de moderação em alguns alimentos, entre outros benefícios. A orientação por parte dos pais é super produtivo e muito importante.
Se você tiver atividades na cozinha com seu filho, certamente as chances do mesmo se tornar uma criança saudável irá aumentar. Mas lembrem-se, a criança nunca deve manipular nada perigoso, como facas e fogo. Por isso a necessidade do acompanhamento do adulto, sempre!