Quem não gosta de uma boa refeição, acompanhada de um bom vinho? Muitas mulheres gostam, e mesmo sabendo que estão gravidas, não tiram o vinho do seu cotidiano. Será que isso pode causar algum dano ao bebê, uma mulher grávida tomar vinho?? Segundo os médicos, pode sim. O conceito médico é que, o álcool só não afetará o bebê na gestação, caso a gestante não ingira absolutamente nada de bebida alcoólica nesse período. Enquanto alguns médicos dizem que o risco cai quando o consumo é de menos de duas doses de bebida alcoólica por semana, mas ainda assim, o risco apenas diminui, mas não deixa de existir. E qual pode ser o prejuízo de uma grávida ingerir bebida alcoólica?
Bebida alcoólica na gravidez
Grávidas que consomem muito álcool podem ter bebês com a grave síndrome alcoólica fetal, o bebê nesse caso nasce com problemas motores, físicos e mentais, bem como alterações comportamentais. Beber na gestação, pode fazer com que seu bebê nasça com problemas mentais, e muitas mães que escondem de seus médicos que bebem, e depois que a criança nasce escondem do pediatra também, podem estar prejudicando em muito as chances de um acompanhamento e tratamento adequado para a criança, ter um desenvolvimento normal.
Consequências
As consequências da bebida alcoólica durante a gestação são muitas. Elas vão desde físicas a emocionais, bem como comportamentais, como já citado. Se você não quer que seu bebê corra risco, é bem simples, é só não beber nada de álcool na gestação. E se esta pensando em engravidar, mas gosta de bebidas alcoólicas, é bom começar a parar de beber desde já, assim vai limpando seu organismo para ter uma gravidez dentro da normalidade.
Hábitos
Sempre procure ter hábitos saudáveis mesmo antes de engravidar, porque só assim será mais fácil ter uma gestação tranquila e saudável, e um bebê sem problemas causados por falta de atenção, cuidados, e mudança de hábitos.
Entendeu o porque não é recomendável uma mulher grávida tomar vinho? Comente sua opinião.