Grávida pode usar descongestionantes? Um dos problemas que acaba ocorrendo na gestação é a congestão nasal, e de fato, não há muito o que fazer com ela. Devido ao estreitamento das vias nasais que ocorre por causa do aumento de progesterona na circulação, elas acabam ficando inchadas, fazendo com que a congestão apareça, seja durante o dia ou durante a noite, sendo que a noite, ela pode vir acompanhada de roncos, e durante o dia causar um incomodo terrível, pois não respirar direito é uma das piores situações que só quem é acometido sente.
Descongestionantes e gravidez
Quando a congestão nasal na gravidez acontece, geralmente a tendência é ir à procura de medicamentos, como por exemplo, o descongestionante nasal. Para dizer a verdade, não há contra-indicação no uso de descongestionante nasal na gestação em si, mas, segundo especialistas, ele não faz bem a qualquer pessoa. Isso se explica porque, segundo pesquisas, depois de dois ou três dias de uso do descongestionante, a congestão acaba ficando pior ainda. O uso abusivo de descongestionante nasal pode causar problemas ao coração e aos pulmões, independentemente de gravidez ou não.
Já uma maneira segura e não prejudicial de descongestionar o nariz na gravidez, é usar soro fisiológico, encontrado em farmácias. Coloque um pouco do conteúdo em uma seringa sem agulha e pingue no nariz quando sentir que a respiração está trancada, com isso, o alivio ocorrerá aos poucos, e de forma natural, não expondo em risco sua saúde e a do bebê. Independentemente do que estiver acontecendo com a gestante, ela nunca deve tomar medicamentos sem orientação médica, por isso, se você perceber uma alergia ou então uma sinusite atacada, procure seu ginecologista obstetra e peça a ele uma orientação do que pode ser feito. Às vezes, ele poderá receitar um medicamento à base de corticóide para impedir bactérias de chegarem à sua corrente sanguínea, mas só ele pode avaliar isso.