Ronco e Congestão Nasal na Gravidez

Algumas grávidas reclamam que durante a gravidez ocorre uma congestão nasal e até mesmo roncam durante a noite, vejam porque isso ocorre.

14/05/2013 21h04m. Atualizado em 15/05/2013 23h42m por:

 

ronco e congestão nasal na gravidezAlgumas gravidas podem sofrer de congestão nasal e ronco durante o período de sono. Existem várias mudanças durante a gestação, isso é um fato! Com o passar dos meses a grávida irá notar todas essas diferenças, e as sentirá, muitas vezes. Mas, uma das situações inusitadas que pode ocorrer nesse período é a congestão nasal e os roncos. Sim, você que antes parecia uma princesinha dormindo, pode ser acordada por seu parceiro caso ele não tenha sono de pedra, ou pior, pode se acordar com o barulho. E então, você poderá se perguntar: mas por que eu comecei a roncar depois que engravidei?

Porque ocorre Ronco e Congestão Nasal durante a Gravidez?

Bem, com a gravidez, às vezes, pode ocorrer o estreitamento das vias nasais e, embora você e seu parceiro não gostem muito da idéia, é bom se acostumarem pelo menos ate o final da gravidez, porque geralmente não tem muito o que fazer nesse caso. Durante a gravidez, o aumento da circulação de progesterona pode fazer com que os tecidos nasais que são moles inchem, bloqueando de forma parcial a passagem de ar e ai vêm o ronco e a congestão na gravidez.

Para amenizar o ronco na gravidez, você pode tentar por exemplo:

– Dormir de lado ao invés de dormir de barriga para cima, mesmo porque nessa posição, vai ficando cada vez mais complicado com a passagem dos meses;

– Tentar usar aquelas fitas adesivas apropriadas para manter as vias nasais abertas, e é fácil encontrar esse produto, a maioria das farmácias vende e não tem contra-indicação nenhuma.

– No caso da congestão nasal durante a gravidez, o soro fisiológico 0,9% pode ser um aliado, pois deixa as fossas nasais hidratadas.

– Evitar bebidas alcoólicas, cigarro e medicamentos para dormir, pois eles aumentam o problema de vias nasais congestionadas e mesmo porque não é aconselhável para grávidas, pois em vez de ajudar, prejudica mais ainda, dando maior intensidade ao quadro.

– Uma pequena elevação do travesseiro talvez ajude um pouco.

É um período de mudanças, sem dúvida, mas não há nada mais gratificante do que “agüentar as pontas” em prol de um bebezinho lindo que está a caminho e que fará a alegria de todos, não é mesmo? Por isso, tranqüilize-se e, qualquer problema que você estiver tendo com o seu sono, converse com o médico que acompanha seu pré-natal, ele com certeza poderá ajudar.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *