Dicas de como evitar ou parar chupar o dedo. Difícil encontrar alguém que não babe com aquelas gracinhas típicas de bebê como aquela gargalhada gostosa, as caretas tão divertidas e os primeiros sons. Mas, se tem uma coisa que me incomoda demais seja em bebês, ou crianças maiorzinhas, é aquela mania de chupar dedo.
Tem gente que acha bonitinho o bebê chupar o dedinho. É isso não acontece à toa.
“A via oral é a única ferramenta de que o recém-nascido dispõe para explorar o desconhecido. Isso inclui partes do corpo, como os dedos”, explica a fonoaudióloga Irene Marchesan, de São Paulo.
Chupar Dedo: Problemas que acarreta na criança
O problema é quando isso vira um hábito constante que pode durar anos a fio, assim como o uso de mamadeiras e chupetas.
Chupar dedo vai muito além de uma questão visual, é perigoso para o desenvolvimento do seu filho. Isso foi bem esclarecido por uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Após analisarem dados de 128 crianças chilenas entre 3 e 5 anos de idade, os pesquisadores concluíram que tanto o dedo, quanto o uso de apetrechos como mamadeira e chupeta por um longo período, alteram o desenvolvimento dos ossos do rosto da criança e atrasam a fala.
“O dedo interfere no posicionamento da arcada dentária, além de deslocar as estruturas ósseas da boca”, esclarece a cirurgiã-dentista Márcia Vasconcelos.
E não para por aí: isso também favorece a respiração pela boca, já que a mesma se molda em função do dedo, assim como da chupeta.
“Essas alternativas de sucção impedem que o pequeno use corretamente os músculos do rosto, o que deixa a musculatura da região flácida”, alerta a psicóloga Ana Carolina Peuker.
Evitar chupar o dedo
Alguns truques podem ajudar a evitar o dedão na boca:
– amamente por no mínimo 6(seis) meses. Seu filho terá uma necessidade de sucção menor;
– ocupe sempre suas mãos com brinquedos.
– Controlar a ansiedade das crianças também é fundamental.
“O bebê vem ao mundo com o reflexo de Babkin, que o faz levar a mão à boca na tentativa de se acalmar”, explica a psicóloga Ana Carolina Peuker.
É por isso que alguns casos, chupar o polegar pode não ser só um hábito por si só. Se você obrigar a criança a tirar o dedo da boca, vai deixá-la ainda mais ansiosa. Assim que ela ficar irritada, vai logo colocá-lo de volta na boca.
Portanto, o melhor é ter calma, ir devagarzinho e tentar não agitar muito seu pequenino.
E quando a mania já esta instalada, vai mais algumas dicas que podem ajudar: