O banho do bebê não é somente o momento de higiêne de seu filho, e sim de afeto e carinho. Essa é a oportunidade para a mamãe tocar e massagear seu rebento, relaxando-o e aumentando o vínculo afetivo entre ambos.
Hora do banho do bebê
Algumas recomendações, porém, são necessárias para um melhor aproveitamento desses momentos prazerosos. Entre elas podemos citar:
– Dê preferência para a parte do dia em que a temperatura estiver mais alta, desde que não seja logo após a amamentação, pois podem ocorrer regurgitações.
– Não banhe seu bebê usando relógios, pulseiras e anéis que podem machucá-lo seriamente.
– Cuide bem de suas unhas. Um leve contato pode cortar a pele sensível de seu filho. Mantenha-as bem aparadas e limpas.
– Ao retirá-lo da banheira, enrole seu corpo imediatamente na toalha para evitar exposição à correntes de ar.
– As roupas de troca devem ser escolhidas antes de banhá-lo para não deixá-lo por muito tempo em toalhas úmidas.
– Use água morna e nunca quente. A pele do bebe é mais sensível ao calor. Verifique a temperatura, mergulhando o cotovelo. Inicie, usando pouca água. Como decorrer do tempo, aumente gradativamente essa quantidade.
– Antes de colocá-lo na banheira, passe lenços umedecidos nas partes íntimas para retirar resíduos de urina e fezes.
– Enquanto banha o corpinho, vá conversando com ele em voz baixa para transmitir-lhe segurança.
– Vire, levemente para trás, a cabeça de seu bebê, lavando com cuidado seus cabelinhos. Cuidado para não entrar água nos ouvidos.
– Virando-o de bruços, lave cuidadosamente as costinhas e o bumbum. Certifique que as dobrinhas próximas ao bumbum estão bem limpinhas.
– Retire-o com cuidado, já enrolando imediatamente em uma toalha bastante macia. Não esfregue a pele de seu bebe por ser muito sensível. Apenas apalpe-a.
Esses cuidados garantem a higiene do bebê e favorece a troca de afetos. Faça desse momento uma oportunidade para melhorar a qualidade emocional e estreitar os vínculos afetivos.