O parto por cesariana tem aumentado de maneira alarmante nos últimos anos. Apesar de toda campanha realizada pelas mídias, incentivando o parto normal, as cesarianas tem sido a opção da grande maioria das gestantes, que não querem passar pelo sofrimento imposto pelo parto normal, mesmo sabendo que a recuperação é bem mais rápida.
Muito se fala nas vantagens do parto normal. As mídias são incisivas na disseminação dessas informações. Pelo que se pode notar, os resultados não tem sido alcançados, pois, a preferência pela cesariana é notória.
Um dos critérios a ser considerado sempre que alguém adere a um determinado plano de saúde é a cobertura a cesarianas. Alguns deles, para ganhar da concorrência, têm oferecido essa cobertura como um diferencial.
Uma das questões que mais influenciam na escolha da cesariana é o medo das dores do parto. Quem gostaria de sofrer uma dor dessa proporção se poderia evitá-la? Outra questão refere-se á segurança da mãe e a do feto no momento do nascimento. Questões como enforcamento pelo cordão umbilical podem ser evitadas pela cesariana.
Porque Escolher o Parto Normal
Como tudo tem seus prós e contras, a grande maioria dos médicos é a favor do parto natural pelas seguintes situações:
– Por não ser uma cirurgia, propriamente dita, não há cortes ou cisões, não havendo assim riscos de inflamações, contaminações ou hemorragias.
– No parto normal a recuperação é muito rápida e sem riscos.
– Favorece a lactação, por estimular a produção de hormônios produtores de leite.
– Estreita a relação afetiva pelo fato da mãe ser agente e não paciente no nascimento.
A decisão por um dos dois tipos de parto, deveria contar com a participação de seu médico, que pode orientar quanto a melhor escolha e os riscos envolvidos em cada um deles, isso faz toda a diferença. Esclarecer com antecedência como o processo poderá ser realizado de maneira que seja menos agressiva tanto pra mãe, quanto para o bebê. Parto normal sem dor existe, depende da dilatação e de quando é momento de se aplicar a anestesia peridural, converse e esclareça tudo antes. Mas tenha em mente que tudo pode ser alterado na última hora, pois no processo do parto também vai depender de sua dilatação e de como o bebê esta encaixado.