Laqueadura tradicional ou Laqueadura tubária histeroscópica via vaginal

Laqueadura é um método contraceptivo que vem sendo usado a muito tempo, só que inovou, veja abaixo.

23/11/2012 17h38m. Atualizado em 31/10/2014 22h19m por:

 

laqueadura tubária histeroscópica via vaginalLaqueadura é um método contraceptivo usado a tempos.Com os avanços da medicina, a cada dia surgem novos métodos contraceptivos no mercado. O planejamento familiar nunca esteve na moda como nos dias de hoje.

Ter filhos por descuido é algo que família alguma espera. Devido à dificuldade em criá-los, provenientes de problemas financeiros e diversos outros, tais como aumento da criminalidade e proliferação das drogas, faz com que a decisão de ter filhos seja muito mais criteriosa que antigamente.

Para evitar que alguma gravidez pegue o casal desprevenido, é conveniente adotar medidas para evitar que a mesma ocorra.

Dentre as diversas formas contraceptivas, uma, em especial, vem recebendo ainda a preferência de muitas mulheres: a laqueadura.

Como funciona a laqueadura

Muito se fala sobre ela, mas pouco se conhece a respeito. O que muitas não sabem é que ela nada mais é do que a ligação das trompas, por intervenção cirúrgica, com o objetivo de impedir a passagem do óvulo. Assim os espermatozoides não o encontram, impedindo a fecundação.

Este método é considerado o mais seguro que existe. Com ele as possibilidades de uma gravidez são muito reduzidas, aproximadamente 0,99%. Isso faz com que a maioria dos casais opte por abandonar de vez as demais formas de prevenção, podendo ter um efeito negativo com relação às doenças sexualmente transmissíveis, pois os preservativos são aconselhados mesmo nesses casos.

Existem várias formas de realizar a laqueadura, numa média de 10 técnicas diferentes, cada uma para um determinado caso. O método mais adequado será definido pelo seu ginecologista. A internação e uso de anestesias são necessários, em alguns casos com o uso de anestesia geral.

laqueadura tubária histeroscópica via vaginal

Uma delas é a laqueadura tubária histeroscópica via vaginal, possui o mesmo resultado da laqueadura tradicional. O que vejo de vantagem é que não precisa de cortes e anestesia e a paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, não necessitando de internação.

Segundo o coordenador de Ginecologia e Obstetrícia da Secretaria de Saúde, Adriano Tavares, o procedimento é feito por meio de um aparelho que observa a cavidade uterina, onde são implantadas duas molas de titânio nas trombas de falópio da paciente, impedindo a fecundação.

Reversão laqueadura

A grande dúvida da maioria das mulheres é quanto à possibilidade de reverter o processo, ou seja, para as que ligaram as trompas é possível desligá-las novamente e tentar uma nova gravidez. A possibilidade de engravidar, entretanto, reduz de forma significativa. Na maioria dos casos é necessário realizar um tratamento para engravidar novamente.
Sendo assim, pense bem antes de optar por laquear as trompas. As chances de aumentar a família podem ser bastante difíceis nesse caso.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *