O pré-natal é uma fase importante na vida das gestantes e dos fetos. Uma fase de preparação para o grande momento que é a concepção, sendo assim existe a necessidade essencial dos exames básicos do pré-natal. Nesse período, um acompanhamento médico deve ser feito, de forma criteriosa, para minimizar quaisquer riscos na integridade de mãe e filho. Alimentação balanceada, uso controlado de remédios, exames periódicos, enfim, um controle efetivo, antes do nascimento, para que tudo saia conforme o previsto, não retirando o encanto do nascimento.
Exames de rotina devem ser feitos desde o momento pós-fecundação até a hora da concepção.
Exames básicos do pré-natal
Dentre os diversos tipos de exames básicos do pré-natal recomendados pelos médicos, podemos citar: ultrassonografia, urina e sangue.
-A ultrassonografia é um dos exames mais importantes nessa fase: A finalidade mais conhecida é a descoberta do sexo do bebê. Além disso, é usada para determinar o tempo de gestação, verificar o número de fetos e acompanhar a formação e desenvolvimento do bebê, detectando alguma anomalia.
–Urina: O acompanhamento da qualidade da urina é fundamental para a saúde da mamãe e do bebê. Quaisquer alterações urinárias devem ser remediadas imediatamente. Infecções na urina acarretam sérios transtornos à saúde do feto e da gestante.
–Sangue: Este importante exame tem como finalidade principal analisar a compatibilidade sanguínea entre mãe e filho, que pode acarretar gravíssimos problemas na formação e desenvolvimento do bebê. Este exame nunca deve ser negligenciado por médico algum, em nenhuma situação. Ainda, ele é utilizado na detecção de uma infinidade de doenças tais como HIV, sífilis, rubéola, hepatite, entre outras.
Dessa forma o acompanhamento é extremamente necessário e não deveria ser negligenciado. Isso pode significar a saúde ou doença e a vida ou morte para seu filho.