Existem alguns Mitos da Paternidade que merecem ser esclarecidos. Falamos tanto dos sentimentos da gestante, não é? Mas, coitado dos papais, acabam sendo meros coadjuvantes na história que, convenhamos, sem eles não existiria. Vamos parar com isso, afinal, o papel do pai é tão importante quanto o materno e, se seu maridão é pai de primeira viagem então, deve estar mais perdido que cego em tiroteio (igual a você!).
Por isso, achei interessante tratar de algumas coisinhas que por vezes assombram a relaçao de pais e filhos, não só durante a gestação, quanto depois que o bebê nasce. São os famosos e misteriosos mitos da paternidade! Separei 5 dos mais comuns para esclarecermos aqui. Vamos lá?
Mitos que envolve a Paternidade
MITO 1: SÓ OS SENTIMENTOS DA GESTANTE É QUE CONTAM
Mito, puro mito. Sem dúvida o corpo da parceira durante a gestação, bem como os preparativos para a chegada do bebê fazem parecer que só os sentimentos da mamãe importam mas, os dos pais são inúmeros: pensar na hora do parto: “Será que vou desmaiar na hora?” ou, “Será que vai haver alguma complicação?, ou então “Será que nosso relacionamento vai mudar? “A chegada de um filho não vai atrapalhar minha carreira? Os coitadinhos precisam tanto de apoio quanto as gravidinhas.
MITO 2: RECÉM-NASCIDOS NÃO PRECISAM DOS PAIS
É Normal que a forte ligação entre a mãe e o bebê, principalmente durante a amamentação, faça você se questionar quanto a sua importância nesse processo do recém-nascido. É papai, você é mais importante do que imagina,viu? É você que passa a segurança e o apoio para essa mamãe tão cheia de novidades,além de ser seu conforto e do seu bebê também. O vínculo especial é você mesmo quem cria; procure segurá-lo no colo (muitos homens tem medo nos primeiros meses), converse com seu filho, cante música para ele. Você não só estará tendo momentos especiais com seu filho, quando vai ajudar sua parceira a descansar, ficando mais participativo nessa fase tão importante.
MITO 3: HOMENS NÃO SABEM CUIDAR DE BEBÊS
Muitas vezes esse absurdo impede que os pais tenham uma relação mais próxima com seus bebês, além de deixar as mães ansiosas, achando que seus maridos não vão saber lidar com recém-nascidos. Nos dias atuais o que mais temos são exemplos de pais que exercem a função igual ou até mesmo melhor que muitas mães, por exemplo, pais que cuidam sozinho de seus bebês. O segredo é um só: se interessar e se dedicar a aprender mais e reconhecer as necessidades de seu filho, não é um bicho de sete cabeças.
MITO 4: HOMENS QUE SE DEDICAM AOS FILHOS NÃO ESTÃO BEM NA CARREIRA
Ainda existem homens que pensam que pra serem pais de verdade, devem mesmo dar duro o dia todo no trabalho, esquecendo o papel carinhoso que um pai deve ter. A coisa mudou muito e hoje em dia, muitos homens trocam suas conquistas profissionais por mais tempo dedicado a sua família já que para eles, essa é sua satisfação pessoal.
MITO 5: VOCÊ ESTÁ DESTINADO A SER UM PAI IGUAL AO QUE TEVE
Normal pensar dessa forma e acreditar que querendo ou não, vai seguir os passo de seu pai (seja isso bom ou ruim). Mas a verdade é que até o seu pai vai encontrar novos significados quando se tornar avô, sabia? Claro que seu pai é uma forte influência sobre o tipo de pai que você será, mas, está longe de ser a única. Não esqueça, foram tantas outras pessoas que influenciaram sua vida e tornaram-no a pessoa que é hoje; seus tios, avós, professores, amigos e até irmãos. Aí sim, você vai criar sua identidade paterna própria.
Por fim, acho importante repensar muitos “mitos” relacionados a paternidade e ver que, não passam disso; “mitos”. O tipo de pai e o vínculo e participação que terá na vida de seu filho depende sim, de algumas influências externas, mas, é você que escolhe se quer ser aquele pai frio e distante ou cair de cabeça nas trocas de fralda, noites em claro e consequentemente, ter a maior e melhor experiência de sua vida.