Óleo mineral na cabeça do bebê para remover crosta láctea, pode?Posso Um recém nascido em casa é sempre motivo de muita comemoração, mas, também trás muita insegurança e dúvidas para os papais de primeira viagem. A melhor posição para dormir, o uso da chupeta e a hora certa de dar água ao bebê são apenas algumas das inúmeras dúvidas que os médicos esclarecem diariamente.
Outra pergunta muito comum é quanto aquelas crostinhas na cabeça do bebê, típicas das primeiras semanas mas, a mamãe nunca sabe se pode ou não usar o óleo mineral na cabeça do bebê.
Como deve ser usado o óleo na cabeça do bebê
O óleo mineral é usado para retirar as crostas lácteas da cabeça dos bebês, mas não deve ser usado de forma regular. Seu uso constante pode deixar os fios doa cabeça do bebê oleosos e até mesmo causar alergia. Esse óleo só é indicado , sob orientação médica, para remover a dermatite seborréica (uma caspa mais espessa,chamada de crostas láctea) que se forma no couro cabeludo de alguns recém nascidos, apenas nas primeiras semanas de vida. Nesses casos, o uso do óleo mineral auxilia hidratando o couro cabeludo que, consequentemente, facilita o descolamento da crosta.
Na hora de usar o óleo mineral, aplique o produto com um chumaço de algodão na cabeça do seu bebê, antes do banho. Passe um pente fino bem de leve e lave normalmente como de costume. Caso os fios continuem oleosos, ensoboe mais uma vez para retirar todo o excesso do óleo. Acha que os fios do seu bebê estão ressecados? Não se preocupem, até o 4º mês de vida eles caem. Caso mesmo depois desse período, esse desconforto continuar, veja com o pediatra a possibilidade de indicar um condicionador neutro, como todos os outros produtos que seu recém-nascido usa no banho. Só não use nenhum outro tipo de óleo,ok?