É quase impossível encontrar uma pessoa que não participe de ao menos um tipo de rede social. O “boom” começou com o surgimento do orkut que logo começou a perder força com o surgimento do mini blog twiter. Ele tinha tudo pra deslanchar e ser o favorito mas, o facebook chegou e passou a sua frente. Se mantém como o favorito até hoje.
Com tantas redes sociais estourando, o controle dos pais quanto ao acesso dos filhos nas redes sociais, fica cada vez mais difícil.
Embora o regulamento não permita a participação de menores de 18 anos em qualquer site de relacionamento, a forma de burlar a regra não possui a menor dificuldade já que basta que a criança (ou quem estiver com ela) “invente” uma data de nascimento fictícia que resulte em 18 anos de idade ou mais. Resultado? Cada vez mais, crianças pequenas estão participando de sites com conteúdos muitas vezes inapropriados para sua idade, além de estarem expostos a todo o tipo de pessoa. Um perigo sem igual!
Juntanto o sucesso das redes sociais e a preocupação em tirar os pequenos de perto de conteúdos impróprios, os criadores do Sítio do Pica Pau Amarelo estão em fase de finalização de uma rede virtual totalmente voltada para os pequenos entre 05 a 10 anos de idade.
Rede virtual para Criança: Mundo dos Sítios
Embora ainda não se saiba ao certo como será o “Mundo do Sítio”, podemos adiantar que terá joguinhos semelhantes aos clássicos do facebook; “Farmville” e o famoso “colheita feliz”, sucesso no orkut.
Como a rede virtual “Mundo do Sítio” que envolve todos os personagens do sítio, me arrisco a dizer que pode até sair um jogo interativo sobre toda a história de Emília e sua turma. Um deles já confirmado é a Biblioteca do Visconde, onde alguns textos de monteiro Lobato serão contados pela leitura da atriz Denise Fraga e acompanhadas de uma trilha sonora bem brasileira.
O Mundo do Sítio está sendo totalmente projetado para oferece o maximo de segurança às crianças que vão poder usar todos os serviços sem a preocupação dos pais com os famosos “problemas que envolve os perigos da internet”.
É por isso que o site busca agora um sistema para controle dos pais em todo o serviço já que as crianças poderão ter contato com outros participantes no “sistema de amigos” disponibilizado pela rede. Assim, poderão interagir sobre as tarefas, jogos e comunicação entre si.
Sinceramente, achei o máximo essa idéia do Mundo dos Sítios e espero que realmente alcance o público estimado. Além de os pais terem mais controle sobre o que seus filhos andam vendo e lendo, os pequenos terão a oportunidade única de conhecer de uma forma totalmente diferente uma das mais belas histórias da literatura infantil brasileira.