Assim que nascemos, o alimento mais completo para suprir todas as nossas necessidades nutricionais e garantir uma saúde de ferro nos anos seguintes é o leite materno. O tempo passa e começamos a ingerir outros alimentos mas, o leite está sempre no café da manhã e no lanche da tarde. Rico em cálcio e ferro, a bebida preferida de muitos brasileiros infelizmente não pode ser apreciada por todo mundo.
Intolerância a leite de origem animal
Existem pessoas que possuem alergia ou intolerância ao leite de origem animal. Foi a partir daí que começaram a surgir os leites a base de soja, cabra e agora, temos o leite de vegetal que têm a facilidade de poder ser feito em casa com castanhas, cereais e sementes.
Isso mesmo, pessoal! Você mesma pode fazer seu leite vegetal e consumir quando quiser. A nutricionista Karin Honorato explica que além de ser indicado para pessoas com intolerância a leite de origem animal, o alimento é uma ótima fonte de nutrição e ainda por cima possui um sabor agradável e delicioso.
Além das castanhas e cereais a nutricionista sugere que sejam usados no preparo do leite, ingredientes como: semente de girassol, semente de abobora, semente de linhaça, arroz integral, gergelim, aveia em flocos, castanha do Pará, nozes entre outros.
A Castanha do Pará é rica em selênio, fonte poderosa para garantir a saúde da tireóide. Já a semente de girassol é famosa por conter vitaminas do complexo B, B6 (tem efeito tranquilizante) e ainda por cima é um ótimo remédio para que sofre com a TPM, já que acalva o sistema nervoso. Já a semente de abóbora é fonte abundante de cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Por último, temos a aveia que é rica em beta glucana, substância responsável pela absorção do colesterol ruim (reduzindo suas taxas no sangue),além de ser otima para a pele. O sistema nervoso central também é beneficiado pelo leite,. já que contém nozes, que atuam nesse campo.
Receita de Leite Vegetal
Agora que você já percebeu que bebida poderosa é o leite vegetal, hora de aprender com fazer. Aqui a semente escolhida pela nutricionista para demonstrar, foi as nozes que pode se substituída por uma das que foram citadas acima, de acordo com suas necessidades e gosto particular. Vamos conferir:
Material necessário para o Preparo:
– 1 copo de nozes devidamente descascadas e lavadas;
– 2 copos de água filtrada (se desejar maior quantidade é só dobrar a medida de água e grãos);
Modo de Preparo
Mantenha as nozes cobertas em uma vasilha com água filtrada durante uma noite inteira. No dia seguinte, descarte toda a água e reserve os grãos.
Bata no liquidificador as nozes acrescidas com 2 copos de água. Depois de estar bem batido, use uma peneira fina ou um pano para coar somente o líquido. Essa mistura deve ser coada de 3 a 4 vezes e ser guardada na geladeira. Prontinho. Está pronto o seu leite vegetal.
O leite vegetal pode ser consumido sozinho ou no preparo de vitaminas de frutas, aumentando ainda mais seu valor nutritivo. E fiquem atentos: esse leite não pode ser fervido, você pode apenas aquecer bem de leve.
Sabe, aquelas grãos que sobraram depois da coagem? Não desperdice-os. Utilize-os no preparo de tortas, pãos, mingau e bolo.