10 dicas para ensinar os filhos a obedecer

Os pais tem que colocar limites nas coisas, para que os filhos se tornem obedientes e compreensivos.

11/09/2009 18h52m. Atualizado em 09/10/2014 14h26m por:

 

ensinar filhos a obedecerFilhos ensinar a obedecer – Existem algumas regras que podem nos ajudar, quando queremos que os filhos obedeçam, temos aqui dez dicas para aplicarmos em casa:

1- Dê ordens diretas e simples, exigindo uma única ação de cada vez. Afinal, é mais fácil ignorar e desafiar uma lista de coisas que parecem exageradas.

2- Pare o que você está fazendo, aproxime-se do seu filho, fale o que quer e não faça mais nada até que ele cumpra.

3- Quanto mais você se empenhar nesse momento, melhor. O tempo que irá dedicar à ordem poupará horas perdidas com brigas e repetições mais tarde.

4- Da mesma forma que precisa dar atenção ao pequeno, você também deve chamar a atenção dele para o que está sendo solicitado. Chame-o pelo nome, sem gritar.

5- Se volte para ele e olhe nos olhos: ordens dadas à distância têm menos chances de serem obedecidas. Estabeleça um contato visual e uma ligação com seu filho.

ensinar filhos a obedecer

Ensinar filhos a obedecer é uma missão que cabe aos pais, deve ser feito com muito carinho

6- Respeite a criança, se quer ser respeitada em casa. E nunca invada o espaço dela. Se consegue muito mais com carinho e delicadeza do que com berros e imposições grosseiras.

7- Ao mesmo tempo, seja firme. Ao dar uma ordem, não passe a impressão de que está implorando algo, tem dúvidas, sobre o que pede ou que a realizaçãoé um favor. Isso confunde, pois pode aparecer que obedecer é opcional.

8- Não negocie, nem discuta. De maneira geral, você pode dar à criança uma razão breve e direta para o que foi ordenado, mas não fique se justificando ou debatendo, até acabar cedendo às regras.

9- Por fim, peça que ela repita a ordem, se certificando de que entendeu, e inicie
o cumprimento imediato, o que você pode acompanhar por um tempo, pois não se muda comportamentos fora de controle de um dia para o outro.

10- Para que a obediência seja constante, é muito importante dar um retorno positivo, reconhecendo o cumprimento da ordem e mostrando uma consequência boa disso. Do mesmo modo você deve mostrar os aspectos ruins de escolhas erradas.

filhos obedientes família unida

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *