A chupeta é um acessório que vem sendo usado há muito tempo por crianças do mundo todo, apesar da forte campanha que os ortopedistas e pediatras fazem para eliminar essa prática.
Considerada o melhor calmante para o bebê, é o primeiro recurso utilizado pelas mamães para deixar seus filhos tranquilos e dormir sonos mais longos.
Isso acontece, principalmente, nas primeiras semanas de vida, onde os processos de dormir e acordar estão totalmente desregulados.
Os médicos proíbem o uso da chupeta, principalmente nos primeiros 30 dias de vida, quando o processo de amamentação ainda não foi assimilado pelo pequeno ser e os riscos de aspiração de vômitos são consideráveis.
Nessa fase, seu uso aumenta consideravelmente a incidência de cólicas, problema intestinal comum nos recém-nascidos e atenuados naqueles que fazem uso da chupeta, devido ao aumento da flatulência.
Chupeta acalma, mas vícia
Outra justificativa para o uso da chupeta é que algumas mães alegam que utilizam para que o bebê não chupe o dedo. O que elas não sabem é que isso não procede. Se a criança tiver a tendência a chupar o dedo, então ela chupará logo que se retire a chupeta.
Apesar do efeito calmante que possui e de funcionar como regulador de horários, estudos mostram que a chupeta traz mais malefícios que benefícios. Como foi dito anteriormente, o correto seria iniciar sua utilização após os 30 dias de vida e encerrar aos 12 meses.
Comece a retirar a chupeta aos poucos, principalmente durante as horas de sono. Sempre distraia os pequeninos com brincadeiras durante o dia para ele ir esquecendo aos poucos. Se retirar imediatamente poderá causar alguns transtornos de comportamento em seu filho. Por isso a retirada deve ser gradativa.
Higiêne nas chupetas
Outra questão a ser considerada é a higiene. Lave bem, duas vezes ao dia, de preferência em água morna. Ferva bem a cada 2 dias para eliminar alguns fungos e bactérias e troque a cada 2 meses. Verifique, também se a chupeta não está furada. Pois assim seu bebê ingerirá ar toda vez que chupar, produzindo, dessa forma, grandes quantidades de gases intestinais.
Após as refeições limpe as gengivas de seu filho antes de dar a chupeta, pois quantidades de alimentos podem ficar retidas nela aumentando a proliferação de doenças.
Caso opte por adotá-la, deverá seguir esses conselhos para preservar a saúde de seus filhos.
Usar a chupeta como calmante pode não ser a melhor solução. Atitudes como cantar, fazer massagens em seu corpinho e falar com ele olhando em seu rosto, acalmam muito mais.
A natureza é sábia. Nenhum mamífero, além do ser humano usa chupeta. O contato direto com a mãe e a sucção apenas na hora da amamentação já deveriam ser suficientes.