Bebê prematuro na UTI neonatal, como ficam os pais?

O serviço humanizado em UTI Neonatal tem dado um suporte melhor aos pais que tem que ir para casa sem levar seu bebê.

14/04/2012 00h16m. Atualizado em 19/11/2014 21h58m por:

 

bebê prematuro em UTI neonatalQuem tem um bebê prematuro, acaba sofrendo um impacto de não poder voltar com ele para casa.

A internação do bebê prematuro na UTI neonatal é o tempo que se dá para o desenvolvimento de alguns orgãos, principalmente no que diz respeito a parte pulmonar.

Também tem o fato desse bebezinho precisar ser alimentado de forma artificial, quer dizer, ele não pode ir logo para o peito da mãe.

Quando o bebê precisa ficar hospitalizado é difícil para os pais, principalmente para a mamãe que acabou de ter seu filho. Aquela criança a acompanhava desde a sua concepção, foram meses: dormindo, acordando, tomando banho, enfim tudo dentro de sua barriga e justo na hora que poderia tê-lo nos braços, ocorre a separação.

Sabemos que é por pouco tempo , mas são situações inesperadas que pegam os pais de surpresa e os deixam bastante abalados.

Mamães procurem não se desesperarem, esse vínculo que até então não havia se rompido, pode ser restabelicido aos poucos mesmo com o bebê na incubadora.

Caso o bebê esteja estável a mamãe poderá tocá-lo, falar e cantar para ele, e a medida que seu filho estiver em condições boa de saúde, o contato poderá ser pele a pele e você poderá se tornar uma mãe-canguru.Esse tipo de contato tem suas vantagens faz com que o bebezinho se restabeleça mais rapidamente por sentir o calor e a voz da mãe e quando estiver mais fortinho vai poder até mamar no peito.

Bebê prematuro em UTI Neonatal

Dependendo do hospital, da sua estrutura e da situação do bebê a equipe da UTI permite que os pais fiquem com o bebê todos os dias em qualquer horários e até delegam alguns procedimentos para que os pais ajudem a fazer: como medir temperatura, trocar fraldas e até mesmo deixam que participem na hora do banho.

Um filho na UTI é um momento desgastante tanto fisicamente como emocionalmente para os pais, existe até uma ONG o “Instituo Abrace” que ajuda bastante pois foi criada por pais que viveu ou vivem a mesma situação de ter um filho prematuro na UTI, inclusive em seu site: http//: institutoabrace.com você poderá baixar uma cartilha bem interessante sobre: Mães de UTI.

Nessa vida tudo passa, não se angustie poderá fazer mal à você e a seu bebê que estará precisando ainda mais de sua ajuda, pense que logo ele estará em casa.

Vejam abaixo esse Vídeo que fala sobre a humanização nas UTI’S Neonatal,Projeto Via Lactea Cuiabá/MT:

UTI Neonatal e Prematuro na Rede

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *