Desde que os métodos contraceptivos foram criados, mitos e mais mitos norteiam a cabeça de nós, mulheres. Já cheguei a falar de muitos em outros artigos, como achar que o simples fato de tomar a pílula de qualquer forma, já protege contra a gravidez, sem contar nas pessoas que acham que usar pílula por muito tempo causa infertilidade.
Outro mito muito discutido pelas mulheres é o de que o uso de anticoncepcionais engorda. Se você for procurar no Google a resposta párea essa dúvida, vai ver que as opiniões dos médicos são bem controversas.
No meu caso, essa duvida sempre me acompanhou desde os 14 anos quando comecei a usar anticoncepcional para tratar os ovários micro policísticos; achava que o peso adquirido era resultado do uso do medicamento até que meu medico explicou direitinho o que acontece.
O Dr. Noberto Primiano, ótimo ginecologista por sinal, primeiro me explicou que a pílula, assim como os adesivos, é composta por dosagens variadas de hormônios. Dessa forma, algumas alterações no nosso organismo são naturais, tais como: enjôos no período inicial, dores de cabeça e o temido inchaço no corpo.
Infelizmente, pesquisas mostraram que devido ao medo de engordar, muitas mulheres preferem não usar o método, ficando assim, mais vulneráveis à gravidez não desejada.
Anticoncepcional causa ganho de peso: verdade ou mito
Isso nos mostra como é importante que o assunto “anticoncepcional” seja tratado com mais atenção e melhor esclarecido às mulheres. “Questões que envolvem peso são difíceis de serem estudadas nos seres humanos, e as pesquisas até agora têm sido insuficientes para demonstrar se os contraceptivos orais causam ganho ou perda de peso.
Mas esta é uma questão extremamente importante já que a preocupação com o ganho de peso é uma das principais razões pelas quais as mulheres evitam ou simplesmente param de tomar as pílulas anticoncepcionais, o que por conseqüência acaba levando muitas vezes a uma gravidez indesejada”, diz a pesquisadora Judy Cameron.
Como vimos acima, as probabilidades do ganho de peso estar relacionado ao uso de anticoncepcional parecem bem pequenas. O que pode acontecer também é que conforme o tempo vai passando, muita gente adquire um pouco mais de peso corporal, enquanto outras mulheres o mantém, varia de pessoa pra pessoa.
Por fim, eu volto a repetir que o melhor é não acreditar em tudo que se ouve por aí e procurar quem mais entende do assunto; seu ginecologista, claro.