Alongamentos e exercícios na gravidez Gerar um bebezinho, é sem dúvida uma experiência maravilhosa. Mas as mulheres admitem: traz alguns desconfortos. Embora sejam comuns nesse período, já que várias transformações acontecem no corpo feminino, existem algumas alternativas como massagens, alongamentos e exercícios que podem tornar a gestação mais confortável.
Dor nas costas, inchaço, indisposição …. Siga um ritual de massagens que ajudam a aliviar os desconfortos da gestação. A Massagem pélvica, também chamada de massagem perineal, ela promove o alongamento da região perivaginal, favorecendo o parto normal sem episiotomia, aquele corte feito para alargar o canal de parto, que causa a ruptura dos músculos. O assoalho pélvico, pode ganhar alongamento para ser distendido no parto e voltar ao estado normal sem rompimento das fibras musculares.
Exercício para pés inchados na gravidez
Como fazer: Sente-se, eleve os pés à 5cm do chão e faça círculos com eles. Depois, puxe as pontas dos dedos para baixo e para cima.
Duração: o ideal é fazer a cada duas horas, por 10 minutos.
Outra dica é quando estiver em casa, faça o exercício na cama e use travesseiros para apoiar as pernas elevadas.
Automassagem para grávidas
Além de proporcionar conforto, ela é uma forma de a mulher conhecer mais o seu corpo e notar as alterações que acontecem. Como a gestante é quem realiza a técnica no próprio corpo, a partir do sexto mês podem haver limitações por conta do abdômen. Nesse caso, não abuse.
Entre os benefícios apontados pelas grávidas que realizam algum tipo de automassagem, estão o relaxamento, a melhora da autoestima e do sono.
Existe também a massagem relaxante. Pode ser realizada no corpo todo, devendo-se evitar o abdômen a partir do sexto mês. Essa massagem ajuda a diminuir a dor nas costas e a ansiedade.
Drenagem linfática em grávida
O inchaço causado pela retenção de líquidos é uma das maiores queixas das gestantes. E para aliviar essa sensação, a drenagem linfática é uma alternativa indicada.
Ela pode ser feita a partir do primeiro mês de gravidez, desde que a mulher não apresente hipertensão, sangramentos e trabalho de parto prematuro. O fisioterapeuta deve aferir a pressão arterial antes de realizá-la, pois há risco de elevação da pressão, podendo provocar até eclâmpsia.
Essa técnica deve ser feita apenas por fisioterapeutas. Por se tratar de um período muito delicado, existem contraindicações e riscos, o que leva os profissionais a fazerem adaptações na técnica.
Serviço gratuito para gestante SP
• Em São Paulo: na Universidade Federal de São Paulo, as gestantes podem ser atendidas por um dentista, um fisioterapeuta, uma nutricionista e uma psicóloga. Informações:(Oxxll) 5576-4000 .
• Na região de Osasco (SP): quem oferece o atendimento às grávidas é a clínica de fisioterapia do Centro Universitário UNIFIEO. Informações: (Oxxll) 3654-0846.