A gravidez é um assunto repleto de mitos e dúvidas. Isso talvez esteja relacionado com tantos tabus ligados ao relacionamento afetivo. Na época de nossos pais e avós falar sobre a vida intima era algo quase inaceitável e até mesmo imoral.
Isso ligado a mulher era pior ainda; na época antiga onde a virgindade era sinônimo de pureza e castidade, uma mulher pronunciar a palavra “relacionamento intimo” ou demonstrar interesse sobre o assunto podia deixá-la mal vista pelos demais e até mesmo ser julgada da pior forma possível.
Como reflexo de tudo isso que aconteceu a tempos atrás, ainda acontece nos dias de hoje, as mulheres por mais evoluídas e independentes que estejam ainda possuem muitas dúvidas em relação ao relacionamento afetivo e conseqüentemente, gravidez.
Engravidar na primeira vez
As formas de evitar uma gravidez indesejada ainda não estao bem esclarecidas para todos. Um mito difícil de ser quebrado é aquele de que com uma única relação , a mulher não engravida. Gostaria de saber quem inventou isso.
Pra início de conversa, basta que o relacionamento seja feito sem proteção e que aconteça o ato final para que o risco de gravidez aconteça. Ou seja, estando à mulher em seu período fértil e o casal não utilizar nenhum método contraceptivo durante a relação afetiva, 90% de chances de gravidez, ok? O processo de concepção é o mesmo independente de quantas relações sem prevenção ocorrerem. Esse papo de “só uma vez não tem problema” é o conto do vigário mais batido que já vi.
Se não querem engravidar agora se previnam usando pílula anticoncepcional, adesivo sob a pele, diafragma, DIU, injeções hormonais receitadas pelo médico de sua confiança e sempre, SEMPRE USEM CAMISINHA!! Ela é a única forma de prevenir gravidez e doenças transmissíveis, inclusive a Aids.
Esqueça os mitos sem fundamento do povo antigo e procure sempre um ginecologista para esclarecer todas as suas dúvidas. Todas mesmo,certo? Nada de vergonha, por favor. O ginecologista é o profissional mais bem preparado para esclarecer todo e qualquer assunto relacionado as praticas afetivas e as formas de prevenção e cuidado, portanto, vá sem medo de perguntar o que quiser saber.
Se não entender, não pense se deve ou não perguntar novamente. O importante é sair do consultório sem a menor dúvida e ciente de todos os riscos que uma transa sem proteção podem trazer a você e ao seu parceiro e olha, gravidez é só uma das inúmeras dentre AIDS, herpes, gonorréia, sífilis, cândida e muitas outras.
Relacionamento a dois é bom, é maravilhoso. Se for com quem se ama, nossa, fantástico! Mas, se ambos forem conscientes acerca dos cuidados a tomar, não tenha dúvidas que a noite vai ser muito melhor para os dois.