Gravidez ectópica ou gravidez nas trompas, após um resultado positivo de gravidez é preciso realizar o quanto antes um ultrassom. Pois só esse exame, poderá constatar uma gravidez nas trompas, situação que põe em risco a vida da mulher. Se houver dúvidas a esse respeito, o ginecologista poderá esclarecer com mais propriedade.
Gravidez ectópica ou nas trompas
– Alerta: popularmente conhecida como gravidez nas trompas, a gravidez ectópica, ocorre em uma a cada 100 gestações.
– Motivos: infecção pélvicas, endometriose e também aderências pós cirúrgicas. O mais comum é uma lesão nas trompas, secundária a uma infecção ginecológica maltratada, o que obstrui parcialmente o órgão, dificultando a passagem do ovo fecundado para o útero.
– Como acontece: as trompas são responsáveis por capturar o óvulo depois que ele sai do ovário.
Nelas, se dá a fertilização, mas quando ocorre algum problema o embrião não consegue chegar ao útero e fica estabilizado ali.
– Sintomas: atraso menstrual, sangramento anormal no início da gestação, dores pélvicas, mal-estar, tontura, náuseas e diarréia. São sinais muito parecidos ao de uma gestação normal, por isso a necessidade de ultrassom.
– O que fazer: a trompa não pode se adaptar ao bebê, pois se romperia podendo levar a mulher à morte. Dessa forma, será necessário uma cirurgia abdominal de urgência para interromper a gravidez.
– Depois da cirurgia: a recuperação acontece em 15 dias. Após dois ou três meses, a mulher poderá engravidar novamente, desde que suas trompas não tenham sido seriamente afetadas.
– O diagnóstico precoce é fundamental para preservar as trompas para uma gestação futura.
Olá, tenho 48 anos, gostaria de saber tem como engravidar sem as duas trompas?
Mas é uma gravidez de risco?
Preciso saber dessa resposta o mas rapido possivel.
Obrigada.