A maioria das pessoas tem o dizer de que as pessoas só mudam até os 18 anos, o caráter e a responsabilidade adquirida até essa data é o que a pessoa irá levar pelo resto da vida. Sendo assim a forma que a criança vê os pais conduzindo a parte financeira da casa, que a mesma irá levar como exemplo para sua vida, por isso desde de cedo é bom ensinar as crianças a cuidar bem do dinheiro.
Uma boa ação para estimular o filho a cuidar do dinheiro é planejando uma pequena mesada mensal para o mesmo, sendo que dessa forma tudo o que ele tem vontade de adquirir ele terá que comprar com seu próprio dinheiro, ou seja, caso ele queira comprar um brinquedo, ele terá que comprar com o dinheiro da mesada. Caso o brinquedo seja um pouco mais caro que a mesada, ensine seu filho a esperar, sendo que dessa forma depois de outro mês a criança irá conseguir comprar seu brinquedo.
Brincadeira Santander
Em todo caso são ações simples, que acabam estimulado a criança a poupar, visando que um dos principais motivos de endividamento é a falta de paciência, ou seja, a vontade de adquirir um bem de forma rápida, sendo assim a pessoa acaba fazendo um financiamento ou recorrendo a um empréstimo, sendo que era preciso esperar apenas mais alguns meses para que a pessoa conseguisse adquirir o bem sem precisar a recorrer à créditos.
Além disso, para auxiliar no desenvolvimento do ensino financeiro ao seu filho, existem algumas ferramentas virtuais que trazem resultados satisfatórios como no caso da Brincadeira Santander. O jogo foi desenvolvido pelo banco Santander e pela Talent e estimula a criança a virar um pequeno empreendedor, sendo que no jogo a criança tem que criar e administrar uma pequena lojinha.