Gravidez depois dos 40 anos, tardia e planejada, situação cada vez mais constante no mundo atual. Sendo que há mais ou menos 20 anos atrás, era raro a mulher que tinha seu primeiro filho depois dos trintas, conceber um filho nessa idade, poderia haver consequências, tanto para a mãe como para o feto. Os médicos na época diziam que era uma idade arriscada para engravidar. Mulheres com seus 40 anos muitas vezes já eram avós.
Mulheres estão deixando gravidez para mais tarde
Atualmente a realidade é outra, muitas mulheres preferem ficar grávidas depois dos 40, devido a realização profissional e intelectual da mulher,elas estão adiando a maternidade cada vez mais, e numa pesquisa mundial, descobrimos que as americanas estão optando por engravidar com 35 anos ou mais, chegando num índice de 84% de adesão.
Segundo IBGE, no Brasil de 1991 a 2000, o número de mulheres que estão deixando para se tornar mãe após os trinta cinco anos ou aos 40 anos, cresceu 27%.
Maternidade X Profissão
Existem alguns fatores para que isso esteja acontecendo, além da carreira profissional, com os avanços da ciência estamos vivendo mais que no passado, assim temos mais tempo para planejar o que fazer da vida, fora que há um número maior de pessoas que se casam mais de uma vez e acabam por formar novas familias.
Engravidar após os 35 anos, deve-se inicialmente ir ao médico para ver se a saúde esta em dia, ter um acompanhamento mais de perto de um pré-natal, pois com a idade , existem certos riscos como: endometriose, aborto, diabete gestacional, problemas com a placenta, parto prematuro, pressão sanguínea elevada.
Com um bom pré-natal os riscos diminuem. E a idade esta cada vez mais sendo um fator a ter em conta pela maturidade, e menos determinante.