Existe uma preocupação muito grande sobre gerar filhos entre primos de primeiro grau. Os riscos entre casais sem parentesco fica em torno de 3%, agora em relação a primos de 1º grau esse número sobe para 6%.
O risco acontece porque os ancentrais são comuns entre eles, e se houver genes causadores de doenças em suas descendências, pode ser transmitido mais facilmente ao bebê.
Estudos realizados por Cientistas da Universidade de Massachusetts afirmaram que o risco de casais de primos ter bebês com alguma deficiência é o mesmo que uma mulher de 40 anos dar à luz a uma criança com algum problema.
Importância do aconselhamento genético
Os casais que possuem consanguinidade precisam de aconselhamento genético , nesse estudo eles poderão levantar os riscos daquele casal e a possibilidade de gerar filho com problemas ou não. Sendo que casais de primos que não possuem antecedentes com doenças genéticas a probilidade de que ocorra algum problema é menor.
Mas ao mesmo tempo temos que saber que existem grandes números de genes que causam doenças genéticas. Entre duas pessoas que não são parentes é mais dificil que sejam portadoras dos mesmos genes recessivos. Já entre parentes é muito mais fácil encontrar os mesmos genes herdados dos pais e avós. Aí está o perigo!!!!
Por isso a importância de uma avaliação e aconselhamento genético, enfim tomar todos os cuidados antes de pensar em ter filhos, cabendo ao casal a decisão final.