Anemia ferropriva em Grávidas e Crianças

Um dos problemas gerados pela alimentação que acometem adultos e principalmente crianças é a anemia e 90% delas tem como causa a deficiência de ferro

11/04/2011 21h16m. Atualizado em 19/11/2014 21h53m por:

 

Anemia ferropriva em Grávidas e Crianças

Até os seis meses de idade o bebê deve receber somente o leite materno, não necessitando nem de água ou chá. O leite materno é rico em nutrientes que vai ajudar o bebê a adquirir anticorpos e suprir suas necessidades fundamentais. A alimentação complementar (aquela que é introduzido alimentos sólidos) deve ter inicio a partir dos seis meses, para tanto é necessário ingredientes ricos em nutrientes para se obter uma alimentação equilibrada.

Um dos problemas gerados pela alimentação que acometem adultos e principalmente crianças é a anemia e 90% delas tem como causa a deficiência de ferro, dita como anemia ferropriva. O ferro para nosso organismo é essencial atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Em crianças, principalmente em bebês as anemias ferropriva acontecem devido a ingestão insuficiente desse nutriente, quando na transição de leite materno para alimentação, ou quando são tratadas apenas com aleitamento artificial. Enquanto que no adulto a anemia ferropriva ocorre devido a perda crônica de sangue, nos homens pelo trato gastrintestinal e nas mulheres através de menstruação. Sendo que toda anemia deve ser investigada.

Antes mesmo de ter um resultado hematológico, a anemia ferropriva repercute na imunidade e resistência as infecções deixando-as mais vuneráveis, a capacidade de trabalho diminui e existe uma queda no desenvolvimento neuropsicomotor. Na criança se estiver em idade escolar pode interferir de maneira negativa no desenvolvimento dos estudos.

Prevenir a anemia ferropriva

Para prevenir anemia ferropriva o indivíduo tem que ter uma alimentação com bastante variedade, e incluir alimentos que possuam ferro naturalmente ou mesmo aqueles que são fortificados ou enriquecidos com ele.

Os de origem animal temos em destaque fígado e carne de qualquer animal, possuem um tipo de ferro que nosso organismo aproveita com maior facilidade.

De origem vegetal,temos as leguminosas ( fava, lentilha, ervilha,feijão, grão-de-bico), os grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, rapadura, açúcar mascavo e as hortaliças verdes (couve, agrião, taioba, salsa).

Mas para termos melhor assimilação do ferro no nosso organismo necessitamos da ajuda da vitamina C (limão, pimentão, repolho,tomate,acerola, abacaxi, goiaba, kiwi, laranja)que deverá ser incluida na mesma refeição. Alguns alimentos atrapalham na absorção do ferro, chás e café, procure evitá-los próximos a mesma refeição.

Muitas vezes se faz necessário introduzir o ferro profilático, e sua recomendação segundo a sociedade brasileira de pediatria é de 1mg/kg/dia de ferro, que desse ir desde do desmame até os dois anos de idade. Sendo que para os recém-nascido deverá considerar 2mg/kg/dia, a partir de 30 dias do nascimento até os dois meses de idade.

Tratamento da anemia ferropriva em grávidas, adultos e crianças

Mulheres gravidas que necessitem do suplemento poderá fazer uso a partir da 16ª semana de gestação ingerindo de 30 a 40mg de ferro elementar, que corresponde a 200mg de sulfato ferroso diário.

Identificando a causa da deficiência de ferro no organismo, o sulfato ferroso é o sal com melhor indicação, por sua boa absorção e baixo custo.

Para o tratamento em criança geralmente a dose é de 3 mg ∕Kg ∕dia. Dose terapêutica deve ser mantida por 3 a 4 meses para a reposição dos estoques de ferro.

Enquanto que para os adultos a dose terapêutica, é de 60mg de ferro elementar, correspondente a 300mg de sulfato ferroso.Para melhor absorção do ferro deve-se toma-lo de 30 a 60 minutos antes das refeições, apenas com água e não ingerir suco de frutas citricas após seu uso.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *