A endometriose atinge muitas mulheres nesse tempo moderno, trazendo muitas cólicas com grande intensidade e até mesmo dores na relação sexual. Com o uso do DIU LNG-20 se evita entre 50% a 70% as cirurgias dessa doença, e também é indicado para aliviar as fortes dores de cólicas, é um contraceptivo e diminui sangramentos
Novidade para dor da endometriose
Hoje nos referimos a um DIU seguro e eficaz , não é aquele como antigamente feito de cobre. O DIU LNG-20, feito com o levonorgestrel, libera um hormônio, derivado da progesterona.
Quando a mulher sofre de endometriose, além das fortes dores principalmente no período menstrual, ela pode causar também infertilidade. Existem exames que ajudam a diagnosticar a endometriose, como: sanguíneos chamados CA 125* e a ressonância nuclear magnética, que deve ser realizada no período que a mulher estiver menstruando. Um exame que ajuda bastante a diagnosticar a endometriose é a videolaparoscopia, com biópsia das lesões.
Os tratamentos para endometriose vão desde a suspensão do ciclo menstrual, mas se estiver comprometendo a saúde da mulher com grandes cistos, se pensa em cirurgia. Sendo uma patologia crônica, exigirá tratamento contínuo.
O DIU LNG-20 trata as dores em mulheres com endometriose, evitando assim as cirurgias. Mas vai depender do quadro de diagnóstico e evolução aos tratamentos convencionais. Seu uso tem duração de até cinco anos.