A anemia na infância geralmente decorre da redução de glóbulos vermelhos, pela deficiência de ferro. A ausência desse importante mineral, além de atrapalhar o transporte de oxigênio presente no sangue, prejudica o organismo a longo prazo. A anemia é uma doença comum e esta presente em todos os continentes e países. A Associação Americana de Pediatria, sugere que se faça dosagem de hemoglobina no sangue de crianças entre 9 e 12 meses, independente se apresentam algum sintoma.
Sinais de anemia na criança
Os primeiros sinais de anemia são palidez, descamação da pele, fraqueza, ritmo cardíaco acelerado e até falta de ar ao fazer algum esforço. A gravidade da doença pode levar ao retardamento no desenvolvimento da criança.
Sendo assim, procure prevenir e ofereça sempre ao seu bebê e criança uma dieta que tenha alimentos ricos em ferro, como carne bovina, peixe, frango, feijão, soja, lentilha e verduras verde-escuras (brócolis, espinafre).Além disso, não deixe de lado a vitamina C, que ajuda na absorção do ferro, sempre que usado concomitantemente.
Se desconfiar que seu filho apresenta anemia, leve-o ao médico ele irá requisitar um exame de sangue que medirá a taxa de hemoglobina. Sendo que na crianças entre 6 meses e 6 anos ela deve ser maior que 11g/dl (segundo OMS). Uma criança gordinha também pode apresentar anemia, as vezes devido a alimentação dela que não esta sendo adequada, muitos carboidratos e pouca vitamina e mineral.
Caso apresente uma anemia leve, talvez só com a alimentação correta poderá fazer com que os níveis voltem a normalidade. Já nos casos mais graves, é obrigatório o uso de medicamento (ferro), além de alimentos enriquecidos com esse mineral.
Mas lembre-se sempre com orientação médica, só o médico poderá prescrever o medicamento correto e dosagem que a criança deve tomar.