Hoje temos um número grande de parto prematuro, devido a inúmeras causas. O que é necessário é ficar atentos aos cuidados com os prematuros, e observar o Calendário de vacinação para bebês prematuros.
Os prematuros devem ter proteção contra várias doenças: pneumonia, gripe, coqueluche e vírus sincicial respiratório tomando a vacina (VSR). Esses vírus ou essas doenças são mais prejudiciais em bebês prematuro e devem ser prevenidas.
A vacinação muitas vezes por falta de informação era adiada, mas isso não se faz necessário, independente se o bebê prematuro estiver internado ou com o peso minímo, ele pode receber a vacina, principalmente por serem mais vuneráveis as doenças.
Imunização do bebê prematuro
O bebê prematuro pode ser imunizado ainda na unidade de terapia neonatal respeitando a sua idade cronológica. Porém ele deve estar estável, ganhando peso, a restrição é não estar apresentando disturbios e patologias graves.
A reação da vacina é semelhante a de bebês não prematuros, pode apresentar um mau-estar e febre depende da vacina e da resposta do organismo da criança.
observação: Evitar o uso de vírus vivo: rotavírus, pólio oral. Contra o rotavírus administrar após a sexta semana de vida.
O ideal é que os pais e as pessoas que cuidam do prenaturo tomem as vacinas contra influenza e a vacina tríplice acelular adulto, para evitar a transmissão da Bordetella pertussis ao RN.
Quanto a vacina BCG aguardar o bebê prematuro atingir 2.000 g para vacinar.