Na gravidez, é bastante comum a incontinência urinária, mas não deixa de ser um incomodo para a qualidade de vida das gestantes. O que acontece, nesse período, é um aumento da pressão intra-abdominal sobre os orgãos responsáveis pela continência urinária, além da cabeça do feto pressionar a bexiga.
Fatores que influenciam a incontinência urinária na gravidez
Outros fatores, influenciam para a incontinência urinária na gravidez, como: o aumento da produção de urina, pois os rins aumentam de tamanho devido a maior circulação que acontece no corpo da mulher para receber o bebê.Também existe um aumento de hormônios, que acabam colaborando nestes aspectos, relaxam a musculatura e acaba diminuindo a pressão de fechamento do canal, onde a urina sai. Mais da metade das mulheres sofre com problemas de perda involuntária de urina.
Um cuidado que deve existir na hora do parto, é se o bebê for muito grande e o parto for normal, ou se for preciso usar fórceps. Se o parto não for bem assistido, os músculos que apoiam a bexiga poderão ser lesionados.
Como agir e o que fazer
Usar absorvente higiênico neutro, é uma ótima solução para esse caso. Contudo, se começar a vazar de repente, sem nenhuma sensação prévia, é melhor procurar o médico. Também não é normal ter incontinência urinária pós parto, fique atenta.
Se após o parto, a mulher continuar a ter incontinência urinária deve procurar o médico. Existem exercícios, que fortalecem a musculatura pélvica vejam:
Exercícios Kegel