Frágil na aparência, a moleira ou fontanela, é na verdade uma formação de tecido denso que não precisa de cuidados exagerados. Você pode tocar, acariciar e lavar como faz com todo o corpo, mas sem exercer força, com delicadeza.
Moleira do bebê
A moleira facilita a passagem do bebe na hora do parto, se faz uma contração caixa craniana, outra razão seria permitir que o cérebro expanda. Poderá perceber uma pulsação, e será mais forte quando o bebê chorar, não se preocupe É normal. Agora se notar que esta afundada pode ser sinal de desidratação, devendo procurar um médico.
A moleira ou fontanela, divide-se em três partes: lateral, posterior e frontal. As duas primeiras se fecham aos dois meses de vida do bebê; a frontal por volta dos dezoito meses. Caso perceba que esta fechando antes desse tempo, chamamos de Cranioestenose, é o fechamento prematuro das estruturas cranianas, quando isso acontece se faz necessário abrir novamente um orifício através de cirurgia, se agir a tempo não resulta seqüelas para a criança.
Outras vezes exames podem mostrar também, que esta havendo abertura dessas estruturas, indicando que o cérebro esta crescendo além do normal, nesse caso haverá outros procedimentos que serão orientados e feitos pelo médico que segue a criança.