Mamadeiras de plásticos proibidas. A maior parte das mamadeiras é feita com um plástico chamado policarbonato. Esse material tem em sua composição, uma substância conhecida como bisfe-nol-A ou BPA. Cientistas descobriram que estas substância podem ser liberadas ao ser aquecida no microondas ou banho-maria.
Uma dica para identificar se há perigo na mamadeira plásticos, procure um número que fica gravado no fundo dela. Os plásticos de números 3 e 7 são os que trazem maior risco de liberarem essas substâncias após contato com líquidos aquecidos ou detergentes fortes.
Os de número 5 não apresentam tanto riscos por serem plásticos de melhor qualidade. Outra maneira de evitar os riscos é utilizar mamadeiras de vidro, aquecer o leite em copo de vidro e só apenas transferir para mamadeira ou dar o leite em temperatura ambiente.
Mamadeiras de plásticos estão proibidas
O uso desse material (policarbonato) já é proibido no Canadá, na Austrália e na União Européia. Agora é a vez do Brasil . A Anvisa deu um prazo até janeiro de 2012, para que as mamadeiras de plásticos não estejam mais nas prateleiras brasileiras.
Os utensílios de plástico em geral não serão proibidos, somente as mamadeiras de plásticos foram proibidas, para evitar que crianças pequenas que tem o organismo mais suscetível, se contamine.
Não existe proibição quanto aos bicos de mamadeiras e chupetas por elas não serem feitas de BPA, mas de outro material como: látex e silicone.