Vacina contra gripe na gestante protege o bebê. Um estudo realizado na Escola de Saúde Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins, nos EUA mostrou que mulheres grávidas que tomam vacina contra gripe um mês antes do parto podem proteger seu bebê contra doenças pelo menos durante os seis primeiros meses de vida.
Gestantes vacinadas contra gripe protege seus bebês antes e após o parto
O estudo foi feito em 340 mulheres que estavam grávidas, avaliaram as que foram imunizadas na campanha contra a gripe. Foi comprovado que a mãe que toma vacina da gripe antes do parto protegerá o bebê em até 41% de doenças respiratórias, e 63% como: gripes e resfriados; a imunização também trás menos risco do bebê ser internado, até 39% comparado com as mães não imunizadas.
De acordo com especialistas, os casos de gripe e doenças respiratórias em crianças, de seis meses de vida, são menores que os apresentados em idosos. Porém o bebê é o que corre mais risco e está mais vulnerável a infecções, principalmente respiratórias, já que não pode ser vacinado, com a vacina de gripe. Por isso a vacinação da mãe é importante, a Vacina contra gripe na gestante protege o bebê.
Mas não para por ai, a vacinação do bebê em dia protege-o de várias doenças já que o organismo ainda é frágil, principalmente nos primeiros 12 meses de vida onde acontece a formação da parte imunológica da criança, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente várias vacinas que são obrigatórias.
Em segundo lugar para proteger o bebê, é importante a amamentação, o leite materno é recomendável até os dois anos de idade ou até mais, além de trazer benefícios para a criança, ele protege contra infecções e alergias. Por isso, mãe se vacine durante a gravidez, após o nascimento mantenha a vacinação do bebê em dia e não deixe de amamentar.