As mulheres devem ficar mais atentas com aparição de varizes na gravidez, isso ocorre devido a alta taxa de progesterona que ocorre neste período e ao crescimento da barriga e do útero. Esses processos dificultam a circulação e sobrecarregam os vasos sanguíneos.
No período de gestação também acontece um aumento de cerca de um terço no volume de sangue no organismo da grávida, o que leva a uma pressão maior sobre os vasos. E consequentemente aqueles que se encontram enfraquecidos se dilatam e não voltam ao tamanho inicial.
Evitar varizes na gravidez
Existem algumas maneiras de evitar esse mal, uma delas é o controle da balança, pois o aumento de peso acima do que é recomendado por seu médico, só vai contribuir para intensificar a pressão sobre os vasos sanguíneos.
Os exercícios de hidroginástica ou ioga também ajudam, servem para melhorar a circulação. Evite o uso de roupas apertadas, prefira as solta e confortáveis. O mesmo é em relação aos calçados, dê preferência aos confortáveis faz com que não prejudique a circulação.
As meias elásticas além de aliviar as dores nas pernas, ameniza o cansaço e é uma boa opção para prevenir as varizes na gravidez. Elas se diferem em tamanho e marca, sendo necessário indicação médica.
No inicio da gravidez as meias elásticas são incomodas de usar, mas a partir do terceiro trimestre, quando o útero começa a comprimir as veias pélvicas, que trazem o sangue de volta das pernas para o coração, elas serão úteis.
Uma dica. é colocar as meias elásticas antes de sair da cama de manhã. E procurar usá-las em dias quentes ou quando for ficar muito tempo em pé, elas serão imprescindíveis. A noite não há necessidade de usá-las, a posição horizontal por si só facilita a circulação.
Outra dica é quando estiver sentada elevar os pés um pouco acima do corpo. Evite cruzar as pernas e quando for dormir, apoie os pés sobre um travesseiro, o que também facilita a circulação.
Parecem coisas insignificantes, mas que podem servir como prevenção para que não surjam varizes durante a gravidez ou mesmo para quem as tem não se agrave com o aparecimento de mais.