Durante a gravidez o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças, que vão preparando seu organismo para o nascimento de seu bebê. Algumas destas mudanças ocorrem logo nos primeiros meses de gestação, enquanto outras acontecem quando seu corpo está se preparando para hora do parto.
E uma destas mudanças que acontecem bem próximas do nascimento do bebê é a hora em que o bebê encaixa na bacia de sua mãe, o que em geral ocorre a partir da 36ª semana de gravidez.
O que quer dizer “o bebê encaixa”?
Embora o termo “o bebê se encaixa” seja muito usado por médicos e enfermeiras, inúmeras mamães não sabem ao certo o que isto quer dizer.
E na verdade quando o médico fala que o bebê encaixa, ele na verdade quer dizer que o bebê esta com sua cabecinha ou seu bumbum (caso ele esteja sentado) fixo na região pélvica de sua mãe, e desta forma não consegue mais se movimentar com tanta facilidade.
Isto acontece porque nas últimas semanas de gestação a parte de baixo do útero fica maior, para comportar o bebê que também está maior, e com isso ele acaba se posicionando sobre a cavidade pélvica.
Esta etapa costuma acontecer por volta da 36º semana de gestação, mas pode acontecer muito depois, principalmente em mulheres que já tiveram outros filhos, e nestas situações o bebê costuma encaixar apenas na hora do parto.
Sinais que indicam que o bebê encaixou
E quando o bebê se encaixa acontecem alguns sinais que ajudam a futura mamãe a perceber o que está acontecendo, dentre eles:
• A barriga parece estar mais baixa;
• A dificuldade em respirar e a azia diminuem bastante;
• Andar se torna muito mais difícil;
• A vontade de ir ao banheiro pode ser muito mais intensa.
Às vezes ocorre de o bebê estar de cabeça para baixo, e com isso a mamãe já imagina que ele está encaixado, mas isso pode não indicar que ele já esteja encaixado.
Mas é importante ressaltar que, mesmo que o bebê já esteja encaixado, não significa que ele já esteja pronto para nascer, mas é um dos sinais que indicam que a hora do nascimento está bem próxima.
Fatores que podem atrasar a hora do bebê encaixar
E tem também alguns fatores que fazem o momento do encaixe do bebê ser atrasado, dentre eles:
1. Quando o bebê está de costas, em uma posição que ele olha para frente, o encaixe na região da pélvis é mais complicada. Nestas situações a gestante deve procurar sentar com os joelhos sempre abaixo da linha do quadril, e isto ajudará o bebê a se encaixar;
2. Bebês grandes, gêmeos ou mais bebês, também são mais difíceis de encaixar na posição correta;
3. Se a barriga da mamãe oferecer bastante espaço para o bebê se movimentar, ou tiver muito líquido amniótico, ele pode ficar em uma posição inclinada, ou mesmo na horizontal, e desta forma irá se encaixar bem perto do momento do parto;
4. Mulheres menores possuem menos espaço no útero para o bebê se movimentar, e com isso o encaixe demora mais.
E em todas estas situações é importante dizer que, quando chegar a hora certa, o bebê se encaixará no momento do parto.
Na dúvida pergunte ao médico
Caso haja dúvidas se o bebê está na posição encaixada, a gestante pode consultar seu médico obstetra, que irá apalpar sua barriga e saberá se o bebê já está na posição.
E se surgir uma pressão na região da vagina, ou uma sensação que o bebê está fazendo força para baixo, em especial antes das 36 semanas, é importantíssimo ir ao médico, pois pode ser um sinal de parto prematuro.
Oi estou grávida do meu segundo filho.estou com 32 semana de gestação e meu bebê já está bem encaxado.isso que disse que ele pode nascer a qualquer hora
Estou com 31 semanas e minha bebê já está encaixada .. o parto pode acontecer antes da 42 semanas ? Pode vim a qualquer momento ?