O câncer peniano geralmente esta relacionado a má higiene intima. Sendo que para previni-lo basta lavar o membro com água e sabão. É no Norte e Nordeste, que se concentra o maior número de casos da doença, parecidos com os países da África.
Segundo o presidente da SBU, o médico Aguinaldo Nardi, o principal objetivo é conscientizar a população masculina a efetuar a limpeza da área genital para que se torne um hábito diário.
“Nós temos no Brasil 1.600 amputações penianas por ano. Pode parecer pouco, mas não é. Porque é uma cirurgia que não apenas mutila o órgão do indivíduo, mas afeta sua vida pessoal, autoestima etc. E essa doença poderia ser totalmente erradicada através da limpeza diária, com água e sabão. Só isso”, diz ele.
Fatores que propiciam o aparecimento câncer peniano
Existem três tipos de fatores que propicia o aparecimento do câncer peniano: doenças sexualmente transmissíveis, presença de fimose e falta de higiêne íntima. Em relação a fimose, a higiêne é dificultada pois a pele do pênis não consegue se retrair, havendo necessidade de puxar o prepúcio.
O uso do preservativo reduz em muito, infecções por DST, como o HPV, sendo que essa doença também pode evoluir para o câncer peniano.
Homens! o auto exame é importantíssimo, para tratar e detectar precocemente o aparecimento de sinais, como: manchas esbranquiçadas, perda de pigmentação, feridas e caroços no orgão genital masculino, principalmente quando ocorre dificuldade do desaparecimento dos sintomas, mesmo após alguns tratamentos.
E lembrem-se qualquer dos sinais mencionados acima, procure um médico, ele fará o recolhimento de amostra de tecido, para que se faça uma biopsia, onde irá ser verificado se existe ou não um tumor e se ele é benigno ou maligno.