Antigamente a mulher carregava sozinha a responsabilidade quanto a dificuldade de engravidar, hoje sabemos que o homem também pode apresentar alguns problemas de infertilidade. Temos exames atualmente que podem identificar um possível problema físico que esteja impossibilitando a gravidez, como dificuldades de ereção e ejaculação, detectada através do exame de espermograma.
Caso constate que as chances são baixas, existe a reprodução assistida, no laboratório, é possível a fecundação de um óvulo com apenas um espermatozóide, conseguido do esperma ou retirado diretamente do testículo.
Na infertilidade masculina o primeiro exame que o médico geralmente solicita é o espermograma, para saber a quantidade e a qualidade dos espermatozóides. Num homem normal, a média é de 20 milhões de espermatozóides por mililitro de esperma. Se a quantidade de espermatozóide for um pouco inferior e não constatar nenhum outro problema , não quer dizer que não poderá engravidar sua companheira, principalmente se ela tiver menos que 35 anos.
Espermograma
Mesmo que o esperma seja normal no espermograma, existe outras possibilidades dos espermatozóides estar tendo dificuldade de penetrar e sobreviver no organismo feminino, sendo assim, existe um exame que é realizado no dia posterior de uma relação sexual, onde colhe-se a secreção do colo do útero para verificação,converse com seu médico.
Exames mais específicos para Infertilidade Masculina
Existem também os exames que podem diagnosticar a infertilidade masculina, como também aspecto do próprio organismo masculino.
– Oligospermia – verifica baixo número de espermatozóide
– Azoospermia – detecta não produção de espermatozóide em razão de insuficiência testicular ou completa ausência do mesmo.
– pouca mobilidade dos espermatozóides. Neste caso eles tem dificuldade para se locomover através do colo uterino e encontrar o óvulo na trompa.
– O espermatozóide possue formato inadequado, o que o impossibilita de perfurar a camada externa do óvulo.
– Posicionamento dos testículos fora do escroto, é a criptorquidia, mesmo seja corrigido pode levar à infertilidade. O mal posicionamento da uretra impede a deposição do sêmen, no fundo da vagina, não resultando a gravidez.
Exames mais especializados também podem se solicitados, inclusive um ultra-som do escroto, exame de função do esperma, exame genético, ou uma biópsia dos testículos. Geralmente por intermédio de um urologista ou um especialista em reprodução humana.