Já ouviram falar em depressão masculina pós parto? Pois é, existe, uma pesquisa realizada na Universidade de Bristol e Oxford observou que 8 semanas depois do parto cerca de 3,6% dos 8.430 pais estudados apresentaram sintomas como ansiedade, mudanças de humor, irritabilidade, tristeza e sensação de falta de esperança.
E por sua vez descobriram também, que as crianças de pais que ficaram deprimidos no pós parto, tinham duas vezes mais problemas emocionais e de comportamento na pré-escola.
Depressão nos homens após nascimento do bebê
Tínhamos conhecimento da depressão pós natal nas mulheres, mas os papais também podem sentir insegurança após o nascimento da criança, devido as modificações na estrutura familiar. É necessário ficar atentos a qualquer alteração da parte do homem nesse momento da vida, o nascimento de um filho e não hesite em procurar ajuda médica se for necessário.
Em um artigo, li um caso, onde o pai disse que após o nascimento de seu filho, sentiu uma tristeza intensa, um medo de não ser capaz de sustentar sua família. Se sentia sozinho dentro de sua própria casa. A sorte dele foi que a esposa percebeu o afastamento do marido, e o convenceu a fazer terapia de casal. Foi sua salvação, além de melhorar seu estado depressivo, descobriram maneiras de driblar as inseguranças que é muito comum na vida de pais novatos.